Gaudium news > Santuário da Virgem de Chapi no Peru se prepara para grande festa juvenil

Santuário da Virgem de Chapi no Peru se prepara para grande festa juvenil

Arequipa – Peru (Terça-feira, 20-10-2015, Gaudium Press) Milhares de jovens do Peru se preparam para viver a “IV Festa Juvenil da Fé” no Santuário de Nossa Senhora de Chapi. O evento ocorrerá de 31 de outubro à 1º de novembro por iniciativa da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Arequipa.

Santuário da Virgem de Chapi no Peru se prepara para grande festa juvenil.jpg

O objetivo da festa mariana será o de oferecer aos jovens uma experiência inesquecível de Fé junto à Padroeira de Arequipa, a “Mamita de Chapi”, segundo informou a Conferência Episcopal Peruana (CEP) em nota à imprensa.

De acordo com a programação do evento, a festa começará às 18h do dia 31 de outubro com a chegada ao Santuário dos primeiros peregrinos. No lugar haverá momentos de oração, uma jornada estendida de confissão com a presença de vários sacerdotes, espaços de animação através de diversas expressões artísticas, e o momento central: a celebração Eucarística.

A festividade seguirá no dia 1º de novembro -solenidade de todos os Santos- desde as primeiras horas do dia com as Laudes, e a Solene Celebração Eucarística que presidirá às 10h da manhã Dom Javier del Río Alba, Arcebispo de Arequipa. A Festa Juvenil se estenderá até o meio-dia.

Os organizadores do evento, que se realiza pelo quarto ano consecutivo em Arequipa, esperam a participação de 6 mil jovens procedentes de todo o Peru.

“O convite é para todos aqueles jovens que queiram assistir e desfrutar de um fim de mês diferente. A chegada ao Santuário está prevista para as 18h, do dia 31 de outubro, as vésperas e Adoração Eucarística serão iniciadas a partir das 21h, para finalmente culminar a noite com um concerto do grupo católico mexicano Jésed”, diz a CEP em nota à imprensa.

O Santuário de Nossa Senhora de Chapi se encontra em um desértico lugar a 90 km de Arequipa. As origens da devoção mariana datam do século XVIII com a chegada da imagem desde a Espanha, trazida, muito provavelmente pelos missionários franciscanos, que estavam a cargo do curato de Potosí, o qual pertencia Chapi. Outras tradições dizem que a venerada Virgem pode ter chegado ao lugar pelas mãos dos missionários Jesuítas, estabelecidos por então em Moquegua.

Entretanto, uma antiga lenda diz que a imagem foi encontrada em um monte próximo de Churajón, outra assegura que a efígie chegou ao lugar a partir do lugarejo de Paranay após um terremoto ocorrido em 1743. A venerada imagem é uma representação da Virgem da Candelária coroada. Ela leva consigo ao Menino Jesus, que também porta uma coroa.

Santuário da Virgem de Chapi no Peru se prepara para grande festa juvenil 2.jpg

A festividade da Padroeira de Arequipa ocorre todo dia 02 de maio, para marcar o início do mês mariano. Neste dia milhares de fiéis se reúnem em seu santuário onde se celebra uma das solenidades religiosas mais importantes no ano para a Arquidiocese de Arequipa. No dia 02 de fevereiro, dia da Candelária; o dia 08 de setembro, na Natividade de Maria, também se celebra esta invocação.

A venerada imagem foi coroada pelo Papa São João Paulo II em 1985 durante sua visita ao Peru. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas