Gaudium news > Sabia que uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe esteve presente na batalha de Lepanto?

Sabia que uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe esteve presente na batalha de Lepanto?

Redação (Terça-feira, 20-10-2015, Gaudium Press) Quem visita a Paróquia de Santo Estevão de Abeto, aldeia italiana encravada na região montanhosa que circunda Gênova, se surpreende ao ver uma antiga pintura de Nossa Senhora de Guadalupe presidindo o altar.

Sabia que uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe esteve presente na batalha de Lepanto.jpg

Ela tem uma curiosa história. Em 1811 esta foi doada ao templo pelo Cardeal Giuseppe Maria Doria Pamphilli, membro da conhecida família de navegadores genoveses. Havia pertencido a um de seus mais ilustres antepassados: o almirante Juan Andrea Doria, comandante da frota genovesa na famosa batalha de Lepanto que por sua vez a havia recebido de presente do Rei Felipe II. Por sua parte Felipe II a havia recebido do Arcebispo Montúfar.

Durante a batalha Dória a entronizou em sua galera e certamente se encomendou com fervor à Nossa Senhora de Guadalupe pedindo-lhe a vitória.

Vale notar que apenas quarenta anos transcorreram entre as aparições de Nossa Senhora a São Juan Diego (1531) e a mencionada batalha de Lepanto (1571). Nesse curto espaço de tempo, a devoção à Imperatriz da América havia transpassado os mares.

Um dado que não deixa de ter sua relevância: esta imagem da Virgem de Guadalupe, que ocupava o lugar central da cabine de comando da capitania de Juan Andrea Doria, era a única imagem de relevância da Virgem que estava protegendo aos combatentes cristãos. Na nave insígnia de Marco Antonio Colonna, comandante das forças pontifícias, ia o estandarte oficial da Liga Santa; e na nave de Dom Juan de Aústria, comandante das tropas espanholas E comandante geral, se levava o famoso Cristo de Lepanto. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas