Gaudium news > “A cobiça nos dá a segurança que não é verdadeira”, alerta Santo Padre

“A cobiça nos dá a segurança que não é verdadeira”, alerta Santo Padre

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 19-10-2015, Gaudium Press) O Papa Francisco afirmou nesta segunda-feira, 19, na Casa Santa Marta, que “Jesus não condena a riqueza, mas o apego à riqueza que divide as famílias e provoca as guerras”.

Em sua homilia, o Pontífice discorreu acerca do apego às riquezas, considerado um ato de idolatria, recordando, inclusive, que não é possível “servir a dois senhores”, pois ou você serve a Deus ou ao dinheiro, uma vez que o apego ao dinheiro pode acabar dividindo uma família, assim como aconteceu na passagem do Evangelho que narra a história dos irmãos que brigam por causa da herança.

“Pensemos nas muitas famílias que conhecemos que brigaram, brigam, não se saúdam, se odeiam por causa de herança. Este é um dos casos. O mais importante não é o amor pela família, o amor pelos filhos, pelos irmãos, pelos pais, não, mas o dinheiro. Isso destrói. Também as guerras, as guerras que vemos hoje destroem. Sim. Existe um ideal, mas por trás está o dinheiro (…) todos nós conhecemos pelo menos uma família assim. Jesus é claro: Tenham cuidado e fiquem longe de todos os tipos de cobiça. É perigoso. A cobiça nos dá a segurança que não é verdadeira e nos leva sim a rezar – você pode rezar, ir à igreja, mas também ter um coração apegado, e no fim isso termina mal”.

Contudo, o caminho da salvação é o das Bem-aventuranças, pois “o primeiro é a pobreza de espírito”, isto é, não estar apegado às riquezas que apenas são “para o serviço dos outros, para compartilhar, para fazer ir avante tantas pessoas”. E o segundo sinal, o qual nos mostra que não estamos “neste pecado de idolatria”, é dar esmolas “aos necessitados”, o que nos faz compreender que é maior o amor por Deus do que o apego às riquezas. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas