Gaudium news > “Os Santos esposos viveram o serviço cristão na família”, diz Pontífice

“Os Santos esposos viveram o serviço cristão na família”, diz Pontífice

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 19-10-2015, Gaudium Press) A Praça São Pedro ganhou mais um novo capítulo em sua história. Novamente, foi palco de mais uma canonização, e por sinal, histórica. Pela primeira vez, um casal, Luís Martin e Zélia Guérin – que já haviam sido beatificados em 2008 pelo então Papa Bento XVI -, se tornou santo. E em meio à multidão que tomava os arredores do local, o Papa Francisco destacou o serviço e o chamado a seguir Jesus pelo caminho da humildade e da cruz.

Gaudium Press.jpg

Neste domingo, 18 de outubro, quando a Igreja Católica celebrava com seus fiéis o Dia Mundial das Missões, a canonização dos pais de Santa Teresinha de Jesus foi repleta de momentos de alegria, Fé e emoção.

Em sua homilia, o Santo Padre fez desdobramentos sobre servir e ser chamado, dizendo que Nosso Senhor é o Servo de Deus e que “sua existência e a sua morte foram vividas inteiramente sob a forma serviço”, sendo que “a sua resposta é um convite a segui-Lo pelo caminho do amor e do serviço, rejeitando a tentação mundana de querer sobressair e mandar nos outros”.

Segundo Francisco, “quem serve os outros e não goza efetivamente de prestígio, exerce a verdadeira autoridade na Igreja”, uma vez que “Jesus convida-nos a mudar a nossa mentalidade e passar da ambição do poder à alegria de se ocultar e servir; desarraigar o instinto de domínio sobre os outros e exercer a virtude da humildade”.

Além disso, prosseguiu, “há compatibilidade entre Jesus, que sabe o que é sofrer, e o nosso sofrimento”, pois o Filho de Deus “exerce essencialmente um sacerdócio de misericórdia e compaixão”, e pelo fato de ter experimentado diretamente as nossas dificuldades, “conhece a partir de dentro a nossa condição humana”. E apesar de não ter experimentado o pecado, “não o impede de compreender os pecadores”.

“A sua glória não é a da ambição ou da sede de domínio, mas a glória de amar os homens, assumir e compartilhar a sua fraqueza e oferecer-lhes a graça que cura, acompanhar, com ternura infinita, o seu caminho atribulado”, acrescentou.

E claro, todos nós, como batizados pelo Espírito Santo, participamos no sacerdócio de Cristo, tornando-nos “canais do seu amor, da sua compaixão, especialmente para aqueles que vivem no sofrimento, na angústia, no desânimo e na solidão”.

Sobre a canonização de Luís Martin e Zélia Guérin, os mais novos santos canonizados, rememorou que eles “serviram constantemente, com humildade e caridade extraordinárias, imitando assim o Mestre divino”.

“Os Santos esposos viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de Fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus”.

No final, o Papa Francisco pediu que “o testemunho luminoso destes novos Santos nos impele a perseverar no caminho dum serviço alegre aos irmãos” e que “eles, do Céu, velem sobre nós e nos apoiem com a sua poderosa intercessão”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas