Gaudium news > Filipinas celebra Nossa Senhora de Peñafrancia com procissão fluvial

Filipinas celebra Nossa Senhora de Peñafrancia com procissão fluvial

Manila – Filipinas (Sexta-feira, 02-10-2015, Gaudium Press) Uma reflexão sobre a misericórdia de Deus foi o centro da celebração em honra a Nossa Senhora de Peñafrancia em Ina, Filipinas, no último dia 19 de setembro. A festa, marcada por uma chamativa procissão fluvial, foi presidida pelo Núncio Apostólico na Austrália, Dom Adolfo Tito Yllana.Filipinas celebra Nossa Senhora de Peñafrancia com procissão fluvial.jpg

A identificação de Jesus Cristo com a Misericórdia Divina foi o tema da homilia de Dom Yllana, Yllana, que escolheu uma perspectiva familiar para explicar este mistério. Jesus Filho de Deus Pai Misericordioso, expressa a misericórdia que já havia tido com o gênero humano após o primeiro pecado. Ao completar o plano de salvação, Jesus cumpre a promessa de Deus Pai e “a Misericórdia se fez viva e visível”, explicou o Núncio.

Da mesma forma, a Mãe de Jesus, a Santíssima Virgem é exemplo de misericórdia, mostrando esta qualidade nas Bodas de Caná e ratificando sua vocação ao pé da Cruz de Cristo, onde “recebeu a toda a humanidade, sem limites, e os alimentou com misericórdia”. Esta qualidade “hereditária” de misericórdia de Cristo representa também uma missão para os crentes. “Sejamos arautos da misericórdia”, exortou o prelado. “Levem a bondade e a amabilidade de Deus aos demais”.

Filipinas também se prepara para a festa de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, a Naval de Manila, que convoca uma multitudinária procissão em 11 de outubro. A entronização da venerada imagem ocorre no dia 1º de outubro e se realiza uma novena de Missas em sua honra, que culminam com a grande festa e a procissão do dia 11 de outubro. As festas comemoram o patronato da Santíssima Virgem sobre a armada de Filipinas e as batalhas navais de outubro de 1646 que preveniram a invasão das Filipinas por parte do exército holandês. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas