Gaudium news > Diocese paraibana encontra-se vacante

Diocese paraibana encontra-se vacante

Cajazeiras – Paraíba (Quinta-feira, 17-09-2015, Gaudium Press) O então bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom José Gonzáles Alonso, teve seu pedido de renúncia ao governo diocesano aceito pelo Papa Francisco.

dom-jose.jpgApós completar 75 anos, momento quando o bispo solicita a renúncia ao cargo episcopal, tornando-se assim emérito, conforme descrito no Código de Direito Canônico.

Nesta terça-feira, 15, o prelado havia convocado uma reunião geral do clero, convidando os sacerdotes, representantes do Colégio de Consultores, as Coordenações Diocesanas das Pastorais e a imprensa para uma reunião no dia seguinte, na Capela da Residência Episcopal, para anunciar sua renúncia.

Na ocasião, Dom José González fez a leitura de um texto bíblico e depois, leu a carta oficial que o Vaticano enviou comunicando a aceitação do Santo Padre a sua renúncia ao governo da Diocese de Cajazeiras, deixando a sede vacante.

Em seguida, explicou aos presentes que o Colégio de Consultores, coordenado pelo sacerdote mais velho em ordenação, o Padre Gervásio Fernandes de Queiroga, terá o prazo de oito dias para escolher um sacerdote do clero da Diocese de Cajazeiras para exercer a função de Administrador Diocesano por um período indeterminado, até a eleição e posse de um novo bispo.

Dom José Gonzáles Alonso

Oriundo de Salamanca, na Espanha, tem como lema episcopal “Fé e Vida”, sendo esta considerada sua marca e expressão de sua atividade pastoral no serviço à Igreja de Cajazeiras.

Em dia 21 de agosto de 2001, tomou posse do bispado paraibano, passando desta forma a mobilizar diversas ações pastorais em prol da Igreja, dedicando sua atenção com todas as pastorais, mais especificamente à familiar e a litúrgica.

Além disso, o Dom José não apenas idealizou como também colocou em prática as reformas necessárias na Catedral, como a reforma do altar, a fonte batismal, sala da reconciliação, capela do santíssimo, bem como incentivou que as paroquias também realizassem as melhorias na estrutura das igrejas.

Mais tarde, concluiu a construção do Lar Sacerdotal Dom Zacarias, especializado em atendimento aos sacerdotes, além de ampliar o Centro Diocesano de Pastoral.

Logo no mês seguinte, em julho, após a Diocese de Cajazeiras ter comemorado seu centenário de criação, Dom José Gonzáles havia encaminhado seu pedido de renúncia para o Papa Francisco. E após as celebrações da festa da padroeira da igreja local, o bispo anunciou sua renúncia ao cargo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB e Diocese de Cajazeiras

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas