Gaudium news > O Senhor veio no Sacramento da Igreja e soprou sobre vocês: diz Papa a 130 novos Bisbos

O Senhor veio no Sacramento da Igreja e soprou sobre vocês: diz Papa a 130 novos Bisbos

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10/09/2015, Gaudium Press) – “Vocês são bispos da Igreja, chamados e consagrados recentemente. Vieram de um encontro irrepetível com o Ressuscitado. Atravessando os muros de sua impotência, o Senhor os alcançou com a sua presença, mesmo conhecendo suas falhas e abandonos, fugas e traições. Não obstante isso, Ele veio no Sacramento da Igreja e soprou sobre vocês. Este é um hálito que deve ser conservado, um sopro que abala a vida que nunca será a mesma de antes, mas que também dá serenidade e consola como a brisa suave”.

Essas foram palavras do Papa Francisco dirigidas a cerca de 130 novos bispos de vários países do mundo que participam do curso anual promovido pela Congregação para os Bispos e pela Congregação para as Igrejas Orientais.

Os bispos foram recebidos pela Papa na manhã de hoje, quinta-feira, na Sala Clementina, no Vaticano.

Tarefa dos Bispos

Em sua exortação feita na ocasião o Papa recordou aos bispos que eles “são testemunhas do Ressuscitado”: “Esta é a sua primeira e insubstituível tarefa. Esta é a riqueza que a Igreja transmite também através de mãos frágeis. Foi-lhes confiada a pregação da realidade que sustenta todo o edifício da Igreja: Jesus ressuscitou!

Aquele que subordinou a própria vida ao amor, não podia permanecer na morte. Deus Pai ressuscitou Jesus! Também nós ressuscitaremos com Cristo”, frisou o Santo Padre.

“Como Bispo de Roma quero entregar vocês, mais uma vez, aos cuidados da alegria do Evangelho. “

“Os discípulos se alegraram quando encontraram vivo o “Pastor que aceitou morrer pelo seu rebanho”.

Vocês também devem se alegrar quando se consomem por suas Igrejas Particulares. Recordem-se sempre de que o Evangelho os protege. Não tenham medo de ir a qualquer lugar e permanecer com aqueles que o Senhor lhes confiou. Nenhum âmbito da vida humana deve ser excluído do interesse do coração do pastor. Não transcurem as várias realidades de seu rebanho. Não renunciem aos encontros, se dediquem à pregação da Palavra viva do Senhor e convidem todos para a missão”, foram palavras do Papa.

Pedagogos, guias espirituais, catequistas

O Pontífice ainda convidou os bispos a serem pedagogos, guias espirituais e catequistas daqueles que frequentam suas comunidades e recebem a Eucaristia, guiando-os ao conhecimento do mistério que professam, ao esplendor do rosto divino escondido na Palavra que talvez estejam acostumados a ouvir, mas sem perceber a sua força.

“Não poupem energia em acompanhá-los na subida do Monte Tabor. Cuidem de seus sacerdotes para que despertem o encanto de Deus nas pessoas a fim de que sintam sempre o desejo de permanecer em Sua presença, sintam saudade de Sua companhia”, foram palavras de Francisco. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas