Gaudium news > Papa recebe 400 membros das Equipes de Nossa Senhora

Papa recebe 400 membros das Equipes de Nossa Senhora

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10/09/2015, Gaudium Press) – 400 participantes das Equipes de Nossa Senhora que se encontram em Roma para a realização de seu Encontro Mundial foram recebidos pelo Papa Francisco na manhã desta quinta-feira, 10/09.

O Papa encorajou-os a colocar em prática a espiritualidade do movimento, fortificar o empenho missionário e serem instrumentos da misericórdia de Cristo em relação às pessoas que tiveram o matrimônio fracassado.

No início de seu pronunciamento, Francisco lembrou que o Encontro precede o Sínodo dos Bispos que vai refletir sobre os desafios das famílias.

Neste sentido, o Papa recordou o “papel missionário das Equipes de Nossa Senhora, onde a vida conjugal se aprofunda e se aperfeiçoa graças à espiritualidade do movimento”, exortando-os “a testemunhar, anunciar e comunicar para fora, aquilo que vivem como casais e famílias”.

“Os casais e as famílias cristãs – observou o Papa – normalmente estão em melhores condições para anunciar Jesus Cristo às outras famílias, apoiando-as, fortificando-as e encorajando-as”.

Em segundo lugar, o Pontífice convidou os casais, fortificados pelo encontro em equipe, a um empenho missionário.

O Papa chama a atenção da missão a eles confiada, “que é tão mais importante enquanto imagem da família – como Deus quer, formada por um homem e uma mulher em vista do bem dos cônjuges e também da geração e educação dos filhos – e que é deformada mediante poderosos projetos contrários apoiados, por colonizações ideológicas”.

Ao encerrar suas palavras, o Papa Francisco encorajou os casais das Equipes de Nossa Senhora “a serem instrumentos da misericórdia de Cristo e da Igreja em relação às pessoas cujo matrimônio fracassou”:

“Não esqueçam nunca de que a vossa fidelidade conjugal é um dom de Deus, e que para cada um de vocês foi usada de misericórdia. Um casal unido e feliz pode compreender melhor do que qualquer outro a ferida e o sofrimento que provocam um abandono, uma traição, um fracasso do amor. É necessário, portanto, que vocês possam levar o vosso testemunho e a vossa experiência para ajudar as comunidades cristãs a discernir as situações concretas destas pessoas. (…) A eles vocês podem dar muito”.

O Pontífice concluiu renovando a sua confiança e encorajamento nas Equipes de Nossa Senhora e recordando o fundador do Movimento:

Desde que a causa de beatificação do fundador, Padre Enrico Caffarel foi iniciada, “rezo para que o espírito santo ilumine a Igreja no juízo que a seu tempo deverá pronunciar a seu respeito”, disse. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas