Gaudium news > Espanha conta com três novas beatas

Espanha conta com três novas beatas

Gerona – Espanha (Quarta-feira, 09-09-2015, Gaudium Press) As Irmãs mártires do Instituto de Religiosas de São José de Gerona na Espanha, Fidela Oller, Josefa Monrabal e Facunda Margeant, já são beatas. Sua cerimônia de beatificação ocorreu no último sábado, 05 de setembro, na Catedral de Gerona com a presença do Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e delegado do Papa Francisco, que presidiu a cerimônia; e a companhia do Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência e Dom Francesc Artigas, Bispo de Gerona; além de outros prelados e uma centena de sacerdotes.

Espanha conta com três novas beatas.jpg

Durante a celebração Eucarística, na qual participaram mais de 2 mil pessoas procedentes de várias partes do mundo, o Cardeal Amato reconheceu o testemunho valente das três religiosas mártires: “eram pessoas virtuosas, exemplares, autênticas servas da caridade de Deus aos enfermos”. Igualmente, assinalou que a “herança preciosa que deixam” tem animado as religiosas do Instituto São José “a continuar com alegria e sacrifício seu apostolado no mundo do sofrimento, prestando assistência corporal aos enfermos”.

Ao referir-se ao martírio das três Irmãs na Fé, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos recordou que ainda em nossos dias “os cristãos são a minoria mais perseguida do mundo. Algumas estatísticas assinalam que a cifra de cristãos que morreram por causa direta ou indireta de sua Fé são mais de 100 mil por ano”.

Dias antes da beatificação o Bispo de Gerona destacou o importante acontecimento: “para a Diocese de Gerona acolher esta beatificação é motivo de gozo e um fato histórico. O é tanto para nossa Igreja como para o conjunto da cidade, a qual o Instituto de Religiosas de São José esteve sempre tão arraigado”.

Ao culminar a cerimônia, o prelado manifestou sua grande alegria pelo evento e expressou a todas as religiosas de São José de Girona: “A Beatificação de vossas Irmãs mártires manifesta a veracidade do Evangelho que viveis e testemunhais”.

Uma alegria que também manifestou a Madre María Carmen García, Superiora Geral do Instituto de Religiosas de São José de Gerona: “hoje é um dia histórico para nosso Instituto, estamos plenamente emocionadas e agradecidas por este reconhecimento ao trabalho de nossas irmãs. Isso nos reafirma na missão que seguimos realizando atualmente: aliviar a dor e semear a paz”.

Com a beatificação, as três religiosas entraram para a lista dos mais de 1500 mártires do século XX da Guerra Civil Espanhola que já foram beatificados e canonizados. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas