Gaudium news > Episcopado Argentino realizará coleta a favor dos que sofrem

Episcopado Argentino realizará coleta a favor dos que sofrem

Buenos Aires – Argentina (Segunda-feira, 24-08-2015, Gaudium Press) Mais uma vez a Igreja na Argentina, a partir da Comissão Episcopal de Ajuda às Regiões Mais Necessitadas da Conferência Episcopal do país austral, se prepara para realizar a coleta anual ‘Mais por Menos’. A jornada solidária ocorrerá no dia 13 de setembro e levará por lema “Demos mais para que outros sofram menos”.Episcopado Argentino realizará coleta a favor dos que sofrem.jpg

Através de uma mensagem dirigida à comunidade católica argentina, o Presidente da Comissão de Ajuda às Regiões Mais Necessitadas e Bispo de Humahuaca, Dom Pedro Olmedo, assinalou: “‘Demostremos mais uma vez que nosso amor é verdadeiro e que estamos animados pelo desejo de ajudar aos demais’, porque o que se quer é compartilhar, que haja mais igualdade, ajudando os que tem menos, criando uma verdadeira comunhão. Não podem imaginar-se o que significa esta ajuda par aos cinco grupos de Dioceses mais necessitadas e para os projetos do resto das Dioceses”.

O prelado também faz um chamado: “Como responsável da Coleta junto com os membros da comissão, pela delegação do episcopado, lhes rogamos: ‘façam o possível para que chegue a bom termo esta iniciativa de concretizar nossa solidariedade nestes fatos, de acordo com nossas possibilidades’, porque tudo o que damos com vontade e de coração produz frutos, não fica infecundo”.

A arrecadação será destinada para atender as necessidades de grande parte da povoação do interior, sobretudo aquela que se encontra nas zonas mais pobres e marginalizadas da Argentina. Os fundos obtidos com a coleta se distribuirão depois através das jurisdições eclesiais do país. “Mais por Menos é uma ponte de comunicação entre os que tem mais e os que tem pouco ou nada. Os Bispos a defendem como ‘um espaço criado para compensar a falta de equidade social'”, destaca a Conferência Episcopal Argentina.

Justamente graças à participação ativa dos fiéis nesta coleta, são várias as Dioceses que se beneficiaram nos anos anteriores, como vem ocorrendo com a Diocese de Obrerá, a menor das jurisdições eclesiais da Argentina. “Com o recebido anualmente, destinamos as contribuições a dois objetivos previstos: a atividade pastoral e a promoção humana. Deste modo, revivendo o milagre da multiplicação dos pães, temos podido construir casas para famílias em situação de extrema necessidade e impulsionar a edificação de salões de uso múltiplo, salas de velas, capelas, lares de anciãos e deficientes, etc, que contribui à dignificação de famílias e comunidades, além de fortalecer a ação evangelizadora”, expôs Dom Damina Santiago Bitar, Bispo de Obrerá e Membro da Comissão de Ajuda às Regiões Mais Necessitadas.

Por sua parte, Dom José Slaby, Bispo da Prelatura de Esquel e também Membro da Comissão de Ajuda às Regiões Mais Necessitadas, sublinhou que a coleta é uma especial ocasião para que o povo argentino mostre sua enorme sensibilidade “com o sofrimento dos mais distantes, dos que nada tem, dos que vivem na exclusão; dos que a cada ano põem sua esperança nessa sensibilidade a fim de poder aliviar em parte seu sofrimento”.

Diz, ainda, que a iniciativa é oportunidade “para pôr em obras concretas o amor que Cristo nos deixou como sinal distintivo: ‘Nisto os reconhecerão, amem-se uns aos outros como eu os amei…’. Também o é para poder fazer realidade as palavras de São Paulo: ‘ainda que deixe todos os meus bens… se não tenho amor, nada sou’. Entendendo-se o Amor como a Caridade, que é a expressão concreta e dinâmica desse Amor que nos reclama o Apóstolo”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas