Gaudium news > Equador promove I Congresso de Leigos Consagrados Célibes

Equador promove I Congresso de Leigos Consagrados Célibes

Guayaquil – Equador (Sexta-feira, 21-08-2015, Gaudium Press) Por ocasião do Ano da Vida Consagrada, no próximo dia 29 de agosto, na solenidade de São João Batista Mártir, será realizado em Guayaquil, Equador, o Primeiro Congresso de Leigos Consagrados Célibes. O evento, que leva por tema “A Vida Consagrada é um dom para a Igreja”, ocorrerá a partir das 08h até às 18h na Paróquia de Santa Teresinha do setor de Entre Ríos.Equador promove I Congresso de Leigos Consagrados Célibes.jpg

O objetivo do Congresso é o de propiciar um espaço de encontro entre as pessoas que optaram por esta vocação, o de favorecer o discernimento de jovens com esta inquietação vocacional, e com a finalidade de celebrar a Vida Consagrada.

“A todos os agentes de pastoral, sacerdotes e comunidades: Respondendo ao chamado do Santo Padre de celebrar com alegria o ano da vida consagrada, convocamos a todos os leigos célibes consagrados no mundo que vivem sozinhos ou em comunidade ao ‘Primeiro Congresso de Leigos Consagrados Célibes Equador’ que ocorrerá na cidade de Guayaquil no próximo sábado, 29 de agosto”, é o convite que fazem os organizadores do Congresso através de uma nota de imprensa difundida pela Arquidiocese de Guayaquil.

A expectativa é que o evento se converta em um ponto de partida para futuros congressos dirigidos especialmente aos leigos consagrados célibes, como expressou Cristina Franco, uma das organizadoras, que foi citada pela ACI Prensa: “Esperamos que este congresso seja o começo de um sem número de iniciativas que nasçam do diálogo de cada um dos participantes para seguir renovando com ilusão nosso chamado a ser tochas que, a partir de cada uma de nossas realidades e apostolados, vão iluminando o mundo”.

Vários serão os convidados que estarão presentes neste evento, entre eles Alejando Bermúdez, leigo consagrado da Família Sodálite, e Francois Castañeda, leiga consagrada do Movimento da Palavra.

Desta maneira, o Congresso também responde ao chamado que fez o Santo Padre Francisco ao convocar o Ano da Vida Consagrada, como o expõem o Pontífice na Carta Apostólica que dirigiu a todos os consagrados: “Que este Ano seja uma oportunidade para acolher cordialmente e com alegria a vida consagrada como um capital espiritual para o bem de todo o Corpo de Cristo (cf. Lumen gentium, 43), e não somente das famílias religiosas. ‘A vida consagrada é um dom para a Igreja, nasce na Igreja, cresce na Igreja, está totalmente orientada à Igreja’. Daqui que, como dom a Igreja, não é uma realidade isolada ou marginal, mas pertence intimamente a ela, está no coração da Igreja como elemento decisivo de sua missão, enquanto expressa a natureza íntima da vocação cristã e a tensão de toda a Igreja Esposa até a união com o único Esposo; portanto, ‘pertence sem discussão a sua vida e a sua santidade'”.

O celibato é modelo de perfeição humana, tanto assim que o próprio Jesus Cristo o recomendou como entrega radical do amor pelo Reino dos Céus, como diz no Evangelho Segundo São Mateus 19, 12: “Porque há eunucos que nasceram assim do seio materno, e há eunucos que se fizeram tais a si mesmo pelo Reino dos Céus. Quem possa entender, que entenda”.

Dali o celibato é entendido como uma vocação, a de não estar casado, distinguindo-se entre o celibato dos leigos e o celibato eclesial. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas