Gaudium news > Decifrado antigo manuscrito bíblico descoberto em Israel

Decifrado antigo manuscrito bíblico descoberto em Israel

Jerusalém – Israel (Segunda-feira, 27-07-2015, Gaudium Press) Um dos mais antigos manuscritos da Bíblia que contém os primeiros versículos do Levítico foi possível de ser decifrado graças ao uso de novas tecnologias.

Descoberto em Israel em 1970, na antiga Sinagoga de Ein Gedi, localizada em um oásis nas proximidades do Mar Morto, os fragmentos do Antigo Testamento são datados do século VI a.C. e medem cerca de 7 centímetros.

pergaminhos_manuscritos-biblia.jpg

Até então, os documentos descobertos nunca haviam sido lidos e muito menos decifrados por outros homens, uma vez que se encontravam todos carbonizados. Mas com o auxílio dos recursos tecnológicos de última geração, recentemente foi possível ser feita a leitura digital do papiro que traz os referentes versos bíblicos.

Segundo os especialistas, os fragmentos possuem mais de 1500 anos, tendo sido queimados e mais tarde encontrados em uma sinagoga há 45 anos.

“Remonta há 1500 anos e é o primeiro documento do gênero de que dispomos”, explicou a diretora da Agência Israelense para os Bens Arqueológicos, Pnina Shor.

“Basta ver as condições em que se encontra para entender porque foi necessário tanto tempo para decifrá-lo. Está completamente carbonizado, pois não somente a sinagoga foi destruída pelas chamas, mas também a arca e a bíblia que o conservavam”, relatou.

Agora, a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) ficou encarregada de desenvolver os trabalhos, com base em provas de carbono 14 – sendo uma das mais utilizadas para averiguar a data de algum objeto ou até mesmo de obra de arte -, assim como uma intensa investigação que reunirá um grupo de arqueólogos americanos e israelenses.

Com a ajuda da tecnologia 3D, o texto somente foi obtido através de um fragmento de sete centímetros do pergaminho queimado. Além disso, a equipe responsável por analisar os documentos levou mais de 40 anos de estudos e tentativas para fazer a tradução do texto. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações ACI Digital

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas