Irbil, no Curdistão, ganha Universidade Católica
Irbil – Curdistão (Sexta-feira, 24/07/2015, Gaudium Press) – A cidade de Irbil, capital do Curdistão iraquiano, terá sua Universidade Católica.
A Universidade terá como objetivo criar um polo de ensino universitário privado aberto a todos, de acordo com as exigências do mercado e associado à pesquisa científica.
E isto só foi possível graças ao apoio e contribuição da Universidade Católica Australiana (ACU) que financiou e custeou todas as despesas para esta implantação.
A pedra fundamental foi lançada em 20 de outubro de 2012 e o início das atividades está previsto para o início de outubro de 2015.
A universidade está sendo construída com recursos australianos em um terreno de trinta mil metros quadrados doado pela Igreja Caldeia.
Dom Bashar Matti Warda, arcebispo de Irbil, encontrou-se com os representantes da Australian Catholic University e o Presidente da Conferência Episcopal Australiana e Arcebispo de Melbourne, Dom Denis James Hart, para melhor coordenar as ajudas necessárias para completar os trabalhos do novo ateneu que está localizado em uma cidade habitada, em sua grande maioria, por cristãos.
Nesse primeiro ano ela terá quatro faculdades, incluído nesse conjunto o Colégio de Estudos Econômicos (Businness Administration). Sua estrutura tem capacidade para receber cerca de 3 mil estudantes em cursos de humanística e técnico-científico.
O Arcebispo de Irbil afirmou que a abertura da Universidade Católica de Irbil é resposta, “uma mensagem para aqueles que querem tirar-nos fora do círculo da história. Isto significa que nós permaneceremos, pois estamos profundamente enraizados nesta terra por milhares de anos. Não temos nenhuma intenção de ir embora”. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano
Deixe seu comentário