Gaudium news > Igreja espanhola comemora o Dia dos Povos do Mar

Igreja espanhola comemora o Dia dos Povos do Mar

view (7).jpg

Málaga – Espanha (Segunda-feira, 13-07-2015, Gaudium Press) No próximo dia 16 de julho, na solenidade da Virgem do Carmo, a Igreja na Espanha comemorará o Dia dos Povos do Mar, uma jornada dedicada a reflexão sobre o trabalho que está sendo feito por centenas de pessoas do mar e girando em torno de sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo.

O evento terá como lema “Estrela brilhosa, ampare-nos” e acontecerá em união com os festejos pelo V Centenário de Nascimento de Santa Teresa de Jesus, reformadora da Ordem do Carmelo, que será comemorado neste ano.

Pelo motivo da festividade, o bispo promotor do Apostolado do Mar na Espanha, Monsenhor Luis Quinteiro Fiuza, que também é bispo de Tui-Vigo, dirigiu uma mensagem aos homens e mulheres do mar a fim de que reflitam a vida da santa espanhola.

“Santa Teresa (…) teve a graça de viver um caminho de Fé que de uma infância alegre e piedosa a levou a abordagens mais profundas sobre a vida. Foi uma mulher que teve a coragem de não se esconder diante dos difíceis desafios que a realidade de seu tempo a proporcionaram. É uma santa encarnada em seu tempo e que encarou pela frente os medos da vida. Por isso toda sua pessoa nos transmite uma experiência de Fé a qual podemos sentir que a vida só tem sentido quando está fundamentada em Deus”.

Ao recordar que Teresa de Ávila teve a grande missão de reformar a Ordem do Carmelo, o prelado assinalou que ela “é uma santa a qual nos sentimos tão unidos como homens e mulheres do mar”, pois a festividade em honra a Virgem do Carmo “é a ocasião que a Igreja nos oferece para unimo-nos de maneira muito singular a este grande gozo do Ano Jubilar do nascimento de Santa Teresa de Jesus”.

Ainda na carta, Monsenhor Quinteiro Fiuza também elevou uma oração à Santíssima Virgem para que os homens e mulheres do mar sejam testemunhas vivas da Fé, “porque também as pessoas do tem o dom de uma Fé que nos diz, assim como Teresa de Ávila, que nos momentos definitivos da vida, somente Deus nos basta”.

A jornada, que é comemorada em toda a Espanha, sendo celebrada com as tradicionais procissões marítimas nas cidades costeiras, também é ocasião para recordar os náufragos, sobre todos aqueles que perderam a vida no último ano, assim como as pessoas do mar que passam por dificuldade e que se encontram enfermas ou não encontram um trabalho digno.

Málaga celebra 100 anos de procissão marítima

view (8).jpg

Em sintonia com as celebrações pelo Dia dos Povos do Mar, a Diocese de Málaga comemorará o primeiro século da tradicional procissão marítima da Virgem do Carmo do Perchel.

As homenagens a Nossa Senhora começaram no último 6 de julho com a peregrinação e um concerto em honra a Virgem Santíssima, assim como a novena preparatória pela solenidade mariana, que iniciou no dia 7 com a oração do Santo Rosário e uma celebração eucarística.

A tradicional procissão marítima, em seu centenário, ocorrerá no próximo domingo, 19 de julho. Na ocasião, será iniciada ás 8h (horário local) com o Rosário da Aurora e uma peregrinação que partirá da Paróquia do Carmo até a Catedral de Málaga. Lá, às 10h, haverá uma solene celebração eucarística. Após a Missa, a venerada imagem da Virgem do Carmo será transladada até o porto para a rota marítima.

Como novidade, e por ocasião do ano teresiano, durante a peregrinação terrestre também sairá em procissão a imagem de Santa Teresa de Ávila, que representa o tempo de Transverberação da mística, sendo a obra mais recente do escultor de Málaga, Juan Vega. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Conferência Episcopal Espanhola

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas