Gaudium news > Bolívia: país de profundas raízes católicas

Bolívia: país de profundas raízes católicas

Santa Cruz de La Sierra – Bolívia (Quarta-feira, 08/07/2015, Gaudium Press) – Um país que se estende ao longo da Cordilheira dos Andes; que possui tão bonitos quanto extensos altiplanos; que tem o Titicaca, belo e mais elevado lago do planeta: assim pode ser descrito o segundo país que o Papa Francisco percorrerá nesta sua atual visita à América do Sul.

VIAGEM F AMERICA LATINA.jpg

A Bolívia, sem dúvida, é diferenciada e foi agraciada com uma geografia cheia de contrastes e um encanto que atrai. Ela é bela!

Mas, dentro de suas fronteiras, a Bolívia guarda algo pelo que se deve dar mais atenção e admiração, aquilo que, mais que tudo, leva o Papa a ir visitá-la: os próprios bolivianos.

Francisco visitará almas com belas características, com mais valor que a cordilheira, seus altiplanos e seu lindo lago.

A Bolívia é um território que abriga um povo com raízes católicas que lhe dão alento espiritual há mais de 500 anos, quando América era ainda “periferia” da humanidade.

Realmente, a Igreja Católica está lá desde o distante ano de 1530 e faz parte da identidade do país.

De fato, desde séculos, a Bolívia tinha como religião oficial do Estado o catolicismo. Só agora, em 2009, essa prerrogativa foi abolida.

A Nação andina, no entanto, mantém suas raízes com suas tradições e devoções, sobretudo o amor a Santa Virgem Mãe de Deus, expresso sobretudo no culto à Rainha e Padroeira da Bolívia, aquela que na língua aimará significa “pedra preciosa que dá vida”: Nossa Senhora de Copacabana. A Bolívia continua sendo um país profundamente cristão.

De seus pouco mais de 10 milhões de habitantes, quase 80 por cento deles consideram-se católicos.

A Bolívia tem seis dioceses e quatro arquidioceses. Algumas delas foram criadas já nos séculos XVI e XVII.

Apesar da história da Bolívia e de sua alma católica, o que se espera com a primeira viagem do Papa Francisco a este território que fala a mesma língua que ele, é que a Igreja na Bolívia seja fortalecida, a Fé de seu povo alentada e a esperança revivida. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas