Gaudium news > Escolhido novo referencial dos Diáconos no Brasil

Escolhido novo referencial dos Diáconos no Brasil

Tubarão – Santa Catarina (Quinta-feira, 25-06-2015, Gaudium Press) O bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina, Dom João Francisco Salm, foi nomeado como o novo referencial dos Diáconos, e agora passará a assessorar de forma direta a Comissão nacional dos Diáconos.dom_salm.jpg

Membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom João também exerce a função de presidente do Regional Sul 4 da Conferência.

Com o lema “Ide para a vinha”, ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos em 1965, com apenas 12 anos. Lá, completou seus estudos primários.

Entre 1967 a 1972 deu continuidade em seus estudos no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Brusque, Santa Catarina. Depois, de 1973 a 1975 fez parte da primeira turma do curso superior de Estudos Sociais, cursando disciplinas de Filosofia, na recém-criada Fundação Educacional de Brusque.

Mais tarde, em 1979, cursou a faculdade de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina em Florianópolis. E no final daquele ano, foi ordenado diácono em Camboriú, e em seguida, presbítero, em 30 de junho do mesmo ano, no Santuário de Azambuja, em Brusque.

Entre seus principais trabalhos pastorais estão como professor e orientador dos alunos no Seminário Menor Metropolitano, diretor do Museu Dom Joaquim, reitor do Seminário de Teologia e coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Florianópolis.

Em 29 de março de 2011, na época em que a sede estava vacante, foi escolhido pelo Colégio de Consultores como o administrador arquidiocesano da Arquidiocese de Florianópolis, até a chegada do novo arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Em novembro do mesmo ano, o arcebispo o nomeou ecônomo da mitra arquidiocesana.

No dia 26 de setembro de 2012 foi nomeado pelo então Papa Bento XVI como bispo da Diocese de Tubarão. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas