Gaudium news > Salvador abrigará Centro de Referência da História da Igreja Católica no Brasil

Salvador abrigará Centro de Referência da História da Igreja Católica no Brasil

Salvador – Bahia (Terça-feira, 23-06-2015, Gaudium Press) Em Salvador, na Bahia, o Palácio Arquiepiscopal, na Praça da Sé, mais precisamente no Centro Histórico da capital baiana, vem passando recentemente por um minucioso processo de restauro, a fim de abrigar, em breve, o Centro de Referência da História da Igreja Católica no Brasil.

Com o propósito de entregar o equipamento no mês de dezembro de 2016, quando deverão ser finalizados os trabalhos de restauro no Palácio, uma equipe de pesquisadores, restauradores, entre outros profissionais coordenados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se dedicam nesses últimos tempos a desvendar os principais fatos históricos da Igreja brasileira.

Segundo o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, resgatar essa história é valorizar o esforço dos seus protagonistas.

“Eu penso que é uma homenagem aos nossos antepassados que construíram esse ambiente com tanto esforço, carinho e dificuldade. O trabalho da igreja nesse torrão onde começou tudo no Brasil continua e está ligado à fé dos nossos antepassados”, disse.

O consultor responsável pelo projeto no palácio, Luiz Fernando de Almeida, lembrou que “a proposta é construir uma narrativa com essas histórias todas: da Igreja, da Literatura, das Artes e da ocupação do território brasileiro”.

“São indícios documentais, uma vez que esse edifício é construído no século 18 como sede da Igreja na Bahia, que na verdade dirigia a Igreja no Brasil e o nosso desafio é contar isso de maneira leve, estruturada, capaz de atrair as pessoas e fazer que elas compreendam mais a sua história”, afirmou, referindo-se ao lugar onde a Igreja no Brasil nasceu.

As imagens e materiais que se encontram no Arquivo da Arquidiocese de Salvador serão transferidos para os laboratórios do Centro de Referência. Lá, serão tratados e conservados. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas