Gaudium news > Em Brasília, Seminário Redemptoris Mater comemora 25 anos

Em Brasília, Seminário Redemptoris Mater comemora 25 anos

Brasília (Segunda-feira, 22-06-2015, Gaudium Press) O Seminário Redemptoris Mater, “Mãe do Redentor”, em português, celebrou neste domingo, 21 de junho, seus 25 anos de fundação em Brasília. Elevado à condição de seminário diocesano, missionário e internacional, a instituição é considerada uma das referências quando o assunto é formação sacerdotal. Ao todo, 106 presbíteros já tiveram passagem pelo local.redemptoris_mater_seminario.jpg

O Arcebispo de Brasília e atual presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha, esteve presente no jubileu do seminário, fazendo a oração das Vésperas e cantando, junto com os demais presentes, o tradicional hino “Te Deum”, em memória da história do centro de formação presbiteral.

O primeiro seminário com estas particularidades no Brasil, o Redemptoris Mater, os seminários internacionais e missionários localizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belém do Pará.

A obra é tida como um fruto do Concílio Vaticano II, responsável por motivar a criação desses centros de formação através do decreto “Presbyterorum Ordinis”, nº 10:

“Lembrem-se os presbíteros que devem ter a peito a solicitude de todas as Igrejas. E, onde o exigirem razões de apostolado, aplainem-se os caminhos não apenas à adequada distribuição de presbíteros, mas também às obras pastorais especializadas, em favor dos diversos grupos sociais, que devem ser levadas a termo em alguma região ou nação ou em qualquer parte do mundo. Para tal fim poderão ser criados utilmente alguns seminários internacionais (…)”.

Redemptoris Mater em Brasília

Na Capital Federal, a ideia de instalar um seminário Redemptoris Mater ocorreu em 1990, por meio da influência do então Papa João Paulo II e do cardeal da época, Dom José Freire Falcão.

Durante uma de suas visitas ao Redemptoris de Roma, fundado em 1988, João Paulo II havia solicitado a Dom José que fosse construída uma instituição no Brasil.

Atualmente, o seminário está situado no Setor Ermida Dom Bosco, com um terreno de 200 mil metros quadrados, com 70 mil de construção e o restante de preservação ambiental.

Lá, 91 rapazes fazem parte do quadro de formação, além de três que serão ordenados no próximo dia 27 de junho. E um fato curioso: em todos os anos, de dois a cinco seminaristas são enviados em missão.

No mundo existem 102 seminários neste estilo. Já em Brasília, existem representantes de países alojados na instituição, vindos de países como Angola, Argentina, Colômbia, Croácia, Espanha, El Salvador, Equador, Filipinas, Itália, Nicarágua, México, Peru e Polônia.

O padre espanhol Juan José Armendáriz Lerga, mais conhecido como padre Juanjo, é reitor do seminário desde 2003, onde ministra sete aulas sobre a História da Igreja.

Segundo o Padre Juan, para ser um bom padre é preciso ser um bom cristão – e um cristão enamorado, pois “somente um padre apaixonado por Cristo pode transformar a vida da paróquia”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas