Gaudium news > Arquidiocese de Olinda e Recife rende homenagens a Santo Antônio

Arquidiocese de Olinda e Recife rende homenagens a Santo Antônio

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 15-06-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou nesse último sábado, 13 de junho, a tradicional Festa de Santo Antônio. As ruas da capital pernambucana foram tomadas pelos devotos, que renderam diversas homenagens ao padroeiro. A Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo teve a oportunidade de presenciar pela primeira vez a veneração ao santo por parte dos fiéis arquidiocesanos, contando com a presença do Arcebispo Dom Fernando Saburido.Arquidiocese de Olinda e Recife rende homenagens a Santo Antônio.jpg

O Tríduo celebrativo em memória do padroeiro das cidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho e Primavera iniciou-se no último dia 10 de junho, atraindo milhares de pessoas vindas dos sete Vicariatos Episcopais, bem como agentes de diversas pastorais arquidiocesanas.

A conclusão da festividade ocorreu com a procissão e Missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Antônio Tourinho.

Segundo o prelado, a ideia da festa dedicada ao padroeiro “surgiu no coração do nosso arcebispo, Dom Fernando Saburido, a ideia de realizar o Tríduo para resgatar no coração dos fiéis a devoção à santidade do patrono desta Igreja Particular. Santo Antônio é o grande intercessor da nossa arquidiocese”.

No período da tarde, os devotos dirigiram-se à Igreja Matriz de São Pedro Mártir, local onde partiu o cortejo, que percorreu várias ruas e desta forma, atraindo multidões de devotos pernambucanos que se deparavam com o momento para professar sua Fé pedindo a intercessão do Padroeiro do Estado.

E ao anoitecer, a procissão chegava ao fim quando o público chegou a Catedral de Olinda e Recife, dando o lugar a uma Missa Solene. Na ocasião, Dom Antônio convidou a todos a viver a santidade assim como Santo Antônio, lembrando ainda que ser santo não é algo do passado, mas que deve ser uma atitude sempre presente no nosso cotidiano.

Além de recordar a comemoração do Ano da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa Francisco, e do Ano da Paz, idealizado pela CNBB, que inspiram assim o tema dos festejos “Santo Antônio, homem consagrado, a favor da paz”, o bispo auxiliar destacou:

“Nada me apaixona e fascina mais nesse mundo do que Deus. Quem exerce a autoridade que vem de Deus, não pode usar da força. Pelo contrário, usa do instrumento chamado misericórdia, paciência, caridade, perdão e amor. Esta é a verdadeira autoridade. O cristão deve ser promotor de justiça custe o que custar. E justiça não só para alguns, mas para todos.”

Antes de conceder a bênção final, o prelado abençoou os pães de Santo Antônio, entregue aos devotos em todos os anos. “A tradição diz que se deve colocar o pão junto aos demais mantimentos para que nunca falte comida em casa”, explicou Dom Antônio. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas