Bispos em Madri, na Espanha, recordam que as aulas de religião são “um bem para todos”
Madri – Espanha (Sexta-feira, 12-06-2015, Gaudium Press) Os bispos da Província Eclesiástica de Madri, na Espanha, que compreende a Arquidiocese de Madri e as jurisdições eclesiásticas de Alcalá de Henares e Getafe, haviam direcionado a seus fiéis uma mensagem a respeito da importância de ensinar os filhos conhecimentos sobre religião.
Na carta, intitulada “A aula de religião: um bem para todos”, os prelados recordam a importância que tem para as crianças ainda em idade escolar e para os jovens a educação por meio da religião e da moral católica, uma vez que desta forma adquirem na escola uma formação acadêmica suplementar para a educação com base na Fé em Jesus Cristo, podendo receber tanto da família quanto da própria Igreja.
Dizem que “a consciência entre os homens apenas é feita com base na verdade e em uma correta compreensão do ser humano”. Ou seja, uma ordem que tem contribuído para a religião católica, que se propõe a ser “um modelo antropológico compatível com a natureza e a dignidade do ser humano”.
“As festas religiosas e patronais, as catedrais, o Caminho de Santiago, a arte e a literatura de nosso país (…) tantas e tantas expressões culturais, artísticas e sociais que estão presentes em nossa vida cotidiana não podem ser entendidas e avaliadas sem termos em conta suas raízes cristãs”, alegam os bispos.
“Na Espanha, a legislação determina que as instituições educacionais devem oferecer aos pais assuntos sobre religião. E por esse motivo, os bispos da Província Eclesiástica de Madri expressam ainda:
“É importante para nossas famílias, para o presente e o futuro da Igreja que peregrina e nossas dioceses, assim como para a comunidade madrilenha, que seja concedido o ensino religioso aos nossos filhos, reivindicando por meio de todos os meios legais. Esse é o nosso desejo.”
Finalizando, os prelados animaram as famílias para que solicitem aulas de religião e moral católica nas escolas, incentivando ainda os participantes da reunião a convidar outras pessoas a fazer o mesmo.
“Se você tem dúvidas sobre esta questão ou gostaria de discutir as contribuições de ensino deste curso, saiba que em cada diocese está à sua disposição a Delegação de Ensino”, concluem os bispos. (GPE/LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Madri
Deixe seu comentário