Gaudium news > O imortal Zurbarán é exposto em um dos principais museus do mundo

O imortal Zurbarán é exposto em um dos principais museus do mundo

O imortal Zurbarán é exposto em um dos principais museus do mundo 1.jpgMadri – Espanha (Sexta-feira, 12-06-2015, Gaudium Press) De 09 de junho até o dia 13 de setembro, e sob o título “Zurbarán: um novo olhar”, o museu Thyssen-Bornemisza em Madri acolhe uma valiosa seleção de obras do pintor do Século de Ouro na Espanha. As obras vão desde seus inícios até seu período de maturidade.

Alguns colocam a Zurbarán inclusive acima de Velázquez, seu contemporâneo e amigo. O certo é que há quase unanimidade quando se afirma que é insuperável na técnica do claro-escuro.

Seus quadros mais destacados são de temas religiosos. Entretanto, a exposição no Museu Thyssen não só contêm quadros com motivos pios, mas também ostenta obra de caráter mitológico ou retratos, alguns deles nunca antes exposto, ou recuperados nos últimos anos e que não haviam sido expostos na Espanha, A mostra estará distribuída em sete salas que destacarão a importância que teve este artista na pintura universal.O imortal Zurbarán é exposto em um dos principais museus do mundo 2.jpg

Ordenadas seguindo uma sequência cronológica e atendendo à natureza de carga porque foram executadas, a mostra incluirá um total de 63 obras, em sua maioria de grande formato, das que 47 correspondem ao pintor, 7 aos bodegões de seu filho Juan de Zurbarán, e a 9 discípulos e colaboradores, que também terão espaço neste particular percurso.

Paralelamente à exposição, durante todo o verão, o Museu programou uma série de atividades como umas Jornadas nas quais especialistas em sua obra exporão diferentes teses e enfoques sobre o pintor, um ciclo de cinema, ou a representação de peças curtas de teatro, assim? Como diversas iniciativas através das redes sociais. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas