Gaudium news > A caridade é um olhar esperançoso para o futuro, segundo Arcebispo de Goiânia

A caridade é um olhar esperançoso para o futuro, segundo Arcebispo de Goiânia

Goiânia – Goiás (Quinta-feira, 11-06-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Goiânia, em Goiás, realizou o início do Ano da Caridade, prosseguindo com o caminho sinodal arquidiocesano que vem desde 2009, e será vivenciado até 24 de maio de 2016.

missa pelos vestibulandos53.jpg

Sobre o assunto, o reitor da Pontifícia Universi­dade Católica de Goiás, professor Wolmir Amado, membro da comissão pós-sinodal e responsável pela síntese dos resultados da sessão sinodal dedicada à caridade, redigiu o documento final, onde ressalta que apesar dos três pilares do Sínodo, que são a Palavra, Caridade e Liturgia, é impossível que sejam fragmentados os temas.

As temáticas, segundo ele, estão correlacionadas, sendo assim, fica inviável o entendimento de um tema sem o complemento do outro, pois o propósito do documento para o Ano da Caridade é a ampla compreensão do conceito desse tema, e mais precisamente, de suas implicações.

O Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, lembrou que “o tempo sinodal foi e tem sido uma experiência fortemente eclesial, de ampla retomada das raízes históricas e das motivações mais profundas que constituem a experiência de comunhão de amor e de corresponsabilidade na ação ministerial da igreja local”.

“Mais do que um evento, o Sínodo Arquidiocesano pretendeu ser, em suas três Sessões Plenárias, um amplo e responsável envolvimento dos bispos, dos padres, dos diáconos, dos leigos e da vida consagrada em toda a dimensão missionária da Igreja”, explicou.

Além disso, Dom Washington disse que, “assim, todas as nossas paróquias e comunidades, todas as instituições que compõem o dinamismo da vida arquidiocesana, são chamadas a criar oportunidades de experiências de formação que estimulem a abertura das pessoas à vivência da caridade”.

“Respeitosos e agradecidos a Deus pela história vivida em nossa Arquidiocese nestes quase 60 anos de ereção canônica, nossa Igreja sente-se convocada pelo Espírito Santo, Mestre da Caridade, do qual a Caridade é um dos Frutos, a lançar um olhar esperançoso para o futuro”, completou.

A solenidade de anúncio do Ano da Caridade ocorreu no dia 25 de maio, na Catedral Metropolitana de Goiânia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Goiânia

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas