Dom d’Aniello participa de atividades durante estada no Brasil
Rio de Janeiro (Terça-feira, 09-06-2015, Gaudium Press) Em passagem pelo Brasil, o Núncio apostólico no país, Dom Giovanni d’Aniello, estará presente nesta terça-feira, 9 de junho, no Rio de Janeiro, durante a realização do seminário “O Vaticano e a Mediação Internacional”.
O encontro organizado pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) ocorrerá logo mais, às 15h, na Sala do Conselho Universitário da instituição, Ala Kennedy, Edifício da Amizade.
Segundo a organização, o evento deve debater a participação e contribuição histórica do Vaticano em processos de mediação internacional de conflitos.
Em São Paulo
Antes, Dom d’Aniello esteve na cidade paulista, onde presidiu em 30 de maio uma Santa Missa na Paróquia Natividade do Senhor, situada na zona norte, a convite do Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer.
A paróquia vem passando por restauros a fim de proporcionar um ambiente mais cômodo e aconchegante para o público. Fato esse destacado por Dom D’Aniello, que elogiou as dimensões e a reforma feita ao novo templo que vem sendo erguido desde 2010.
Na ocasião, o Núncio Apostólico, em sua homilia, comentou ao público presente na igreja o motivo de sua visita a comunidade:
“Dom Odilo me disse que iríamos visitar uma paróquia que era um pouco longe, mas quando passamos aqui em frente eu nunca imaginaria que entrando fossemos a uma ‘catedral’! Como é linda!”, observou, mencionando no dia a Solenidade da Santíssima Trinidade.
Além disso, lembrou que Deus deseja que os fiéis sejam colaboradores na evangelização e na construção de seu reino.
“Como vocês foram capazes de transformar uma pequena igreja numa grande ‘catedral’, podem transformar o que está ao redor de vocês para que seja melhor, para que o amor seja sempre mais forte, para que a fraternidade seja sempre mais estreita, para que a amizade se construa sempre mais, e para que seja uma comunidade daquele amor que nos trouxe a Cristo.”
115ª edição da Festa de rua na região do Brás
No dia seguinte, Dom d’Aniello participou das festividades da 115ª edição da Festa de rua na região do Brás, na Paróquia Nossa Senhora de Casaluce.
E novamente, junto com o Cardeal Scherer, e com o administrador paroquial, Padre Gilberto dos Santos Martins, o Núncio caminhou na procissão ao lado de milhares de fiéis, que transladavam a imagem da padroeira pelas ruas do bairro.
Depois, celebrou uma Missa campal e ressaltou, em sua homilia, que há muitos anos não participava de uma festividade como essa. Além disso, aproveitou a ocasião para agradecer o Cardeal de São Paulo por ter acolhido seu pedido para visitar a paróquia.
“Hoje, para mim, é um grande dia, de muita felicidade. É como se eu me sentisse em casa com vocês. Voltei a ser um menino, quando participava da procissão na minha cidade”, contou, rememorando sua infância em Aversa, no sul da Itália, seu local de origem.
Para Dom d’Aniello, “Nossa Senhora vem como visitar o povo da minha cidade e ficar conosco. Mas ela não vem sozinha, traz nos braços um menino, Filho de Deus”.
“Voltando para casa, cada um de vocês, precisam saber que tem uma missão a cumprir, a mesma que Maria cumpriu quando, visitando a prima, trouxe o Filho de Deus”, exortou. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações A12 e jornal O São Paulo
Deixe seu comentário