Gaudium news > Milhões de católicos se reúnem em Kampala para festa dos Mártires de Uganda

Milhões de católicos se reúnem em Kampala para festa dos Mártires de Uganda

Kampala – Uganda (Segunda-feira, 08-06-2015, Gaudium Press) Mais de dois milhões de católicos se reuniram no último dia 03 de junho em Kampala, Uganda, para a celebração da festa dos Mártires ugandeses, assassinados por ordens do rei Kabaka Mwanga II no final do século XIX. A Missa convocou a Arcebispos, Bispos e numerosos sacerdotes, que recordaram o heroico testemunho dos crentes, que haviam abraçado a Fé cristã pouco antes de sua morte.

Milhões de católicos se reúnem em Kampala para festa dos Mártires de Uganda 1.jpg

A notável procissão dos prelados e sacerdotes deu início a multitudinária celebração acompanhada por cantos em línguas Langi, Acholi, Luganda, e Inglês. Durante a homilia, o Bispo de Lira, Dom Joseph Franzelli, que presidiu a liturgia, indicou como o testemunho dos mártires demonstra o seguimento a Deus acima do seguimento aos homens. “Enfrentamos dois Evangelhos diferentes: o de Jesus e o do mundo. Em qual acreditamos? Temos que escolher, porque não se pode servir a dois senhores”, exortou o prelado.

Dom Franzelli convidou aos peregrinos a levar o testemunho cristão a todos os aspectos de sua vida, nas famílias, lugares de trabalho, escolas, oficinas e também nas instituições públicas. O Núncio Apostólico, Dom Michael August Blume, fez eco deste chamado: “todo testemunho cristão autêntico é martírio, porque pagamos um preço, um morrer a nós mesmos para deixar que Cristo seja visível em nossa humanidade”.

O Presidente de Uganda, presente na celebração, destacou por sua vez o empenho dos peregrinos que caminharam longas distâncias para poder comemorar esta festa, inclusive em meio da noite. Entre os presentes se encontravam numerosos peregrinos do Quênia, Ruanda, Tanzânia, Africa do Sul, Congo, Malawi, Burundi, Angola, Nigéria, Maurícia e Mali, assim como delegações de outros continentes.

Milhões de católicos se reúnem em Kampala para festa dos Mártires de Uganda 2.png

Os 22 mártires que a Igreja comemora a cada dia 03 de junho deram sua vida entre 1885 e 1887 e foram beatificados por Bento XV em 1920 e canonizados por Paulo VI no dia 18 de outubro de 1964. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas