Em Belo Horizonte, milhares de fiéis participam de procissão em memória do Corpo e Sangue de Cristo
Belo Horizonte – Minas Gerais (Sexta-feira, 05-06-2015, Gaudium Press) Cerca de 1,6 mil pessoas participaram da Missa campal de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 4 de junho, na Arquidiocese de Belo Horizonte. Na ocasião, a cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, além de ser concelebrada por sacerdotes vindos da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Paróquia São José e das dioceses de Diamantina e de Caratinga.
Procissão com o Santíssimo Sacramento atraiu milhares de fiéis mineiros durante a Solenidade de Corpus Christi | Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte |
Dom Walmor comentou, em sua homilia, que a Festa de Corpus Christi para o cristão católico reforça seu “compromisso com a caridade, dando testemunho público, convidando todos a seguir Cristo e a viver na solidariedade, na fraternidade e na justiça”.
Além de ressaltar a Festa de Corpus Christi para o cristão católico, lembrou que a Igreja nasce e vive da Eucaristia. ‘Por isso, o seu compromisso com a caridade, dando testemunho público, convidando todos a seguir Cristo e a viver na solidariedade, na fraternidade e na justiça”.
Sobre Corpus Christi, disse que a cerimônia nasceu a fim de que os cristãos tenham a Eucaristia e a Palavra de Deus como centro de suas vidas, dando seu testemunho público de Fé.
“A festa que hoje realizamos nasceu para que as pessoas vivam a sua Fé nas suas casas, nos seus corações, nas igrejas, mas também nas ruas, para dar testemunho”, afirmou.
Em seguida, destacou Belo Horizonte como uma cidade marcada pela eucaristia. “Temos aqui, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem; o primeiro arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, tinha um lema episcopal eucarístico; e esta capital sediou o II Congresso Eucarístico Nacional, que foi o motivo para a criação da Praça Raul Soares”.
Quando recordou o Ano da Paz, instituído pela CNBB neste ano, Dom Walmor acredita que há uma mensagem especial, em sintonia com a Igreja de todo o Brasil, a qual expressa que “precisamos apostar na paz, pela razão da Fé, do amor, e da cidadania”.
Depois de concluída a Missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento foi iniciada por Dom Walmor. Milhares de fiéis mineiros participaram do momento solene, percorrendo as ruas da cidade até a Igreja São José, cantando e fazendo orações, louvando assim a Deus e pedindo bênçãos para suas vidas e para Belo Horizonte.
Ao longo do trajeto, foi estendido um tapete quilométrico confeccionado com materiais recicláveis com símbolos relacionados à Eucaristia. Depois, todos puderam assinar os nomes e escrever mensagens em um tapete branco, colocado diante do altar, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. (LMI)
Deixe seu comentário