Gaudium news > Colômbia celebra os 500 anos de nascimento de São Felipe Neri

Colômbia celebra os 500 anos de nascimento de São Felipe Neri

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 05-06-2015, Gaudium Press) A Catedral Primaz da Colômbia acolheu recentemente uma solene celebração eucarística para comemorar os 500 anos de nascimento de São Felipe Neri, fundador da Congregação do Oratório, unindo-se assim a comunidade na Colômbia aos atos que ocorrem na Itália para recordar ao ‘Santo da alegria’, como também é conhecido. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, e contou com a presença da relíquia do santo italiano.

Colômbia celebra os 500 anos de nascimento de São Felipe Neri 1.jpg

Em entrevista com ‘El Catolicismo’, meio de comunicação da Arquidiocese de Bogotá, o Padre Superior do Oratório se referiu a este grande acontecimento para a Família de São Felipe Neri: “Nos enche de felicidade celebrar estes 500 anos do nascimento de nosso pai São Felipe, que teve uma visão do futuro e, dentro da nova evangelização, eu creio que cai muito bem a obra que ele realizou com os leigos, em primeiro lugar, e depois fundando a Congregação”.

Comentou que a Congregação do Oratório hoje se encontra em todo o mundo, praticamente nos cinco continentes, “tratando de seguir os passos de nosso fundador. E é um incentivo agora que entramos no Ano da Misericórdia, porque São Felipe foi também muito auxiliado a exercer a misericórdia com as pessoas mais simples”.

Por sua vez, o Padre José Álvaro Castaño, Reitor do Seminário Cardeal John Henry Newman, dos Padres Filipenses, também entrevistado por ‘El Catolicismo’, se referiu a três qualidades do Santo, que hoje identificam o carisma da Congregação do Oratório: a alegria, a confissão e os jovens. “Uma das coisas básicas de São Felipe Neri foi essa manifestação da alegria. Também a confissão para nós é básica como filipenses dentro de nosso carisma, e a educação com as juventudes”, comentou.

A Congregação do Oratório está presente na Colômbia com o Colégio São Felipe Neri de Bogotá, fundado há 50 anos. “Como São Felipe, tratamos de ensinar-lhes -às crianças e jovens- a Palavra de Deus da maneira mais simples, para que eles sejam porta-vozes da mudança”, acrescentou o Padre Superior.

Além disso, a Comunidade, conformada como Sociedade de Vida Apostólica, está incardinada À Arquidiocese de Bogotá. Entre suas obras se encontra a construção da Igreja, Casa Cural e Casa Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Candelária da Cidade Bolívar, setor vulnerável em Bogotá, onde estiveram a cargo por vários anos.

Colômbia celebra os 500 anos de nascimento de São Felipe Neri 2.jpg

São Felipe Neri nasceu em Florença, Itália, no dia 21 de julho de 1515. Em 1548, junto com seu confessor o Padre Persiano Rosa, funda a Confraternidade da Santíssima Trindade, que se ocupou dos pobres e dos peregrinos que chegavam a Roma, acolhendo de modo especial às crianças e jovens.

A pedido de Persiano Rosa, é ordenado sacerdote no ano de 1551, convertendo-se em um grande confessor; sabe-se que o santo passava horas com seus penitentes e que, inclusive, lia suas consciências conhecendo seus pecados mais ocultos.

São Felipe morreu em Roma no dia 26 de maio de 1595, é o fundador da Congregação do Oratório constituída por sacerdotes seculares e leigos; e foi canonizado no dia 12 de maio de 1622 pelo Papa Gregório XV. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas