Gaudium news > Diocese de Salamanca, Espanha, destaca importância da preparação para o Matrimônio

Diocese de Salamanca, Espanha, destaca importância da preparação para o Matrimônio

Salamanca – Espanha (Terça-feira, 02-06-2015, Gaudium Press) O Delegado de Família e Vida da Diocese de Salamanca, Espanha, Padre Juan José Calles, comentou a importância da recentemente celebrada II Semana Pastoral da Família, que se dedicou ao tema “O desafio pastoral dos cursos pré-matrimoniais”. O sacerdote indicou a Atualidade Diocesana que a formação prévia ao Matrimônio é “uma ocasião privilegiada de evangelização” e destacou a importância de aproveitá-la devidamente: “Nós jogamos muitíssimo neste momento”, declarou.Diocese de Salamanca, Espanha, destaca importância da preparação para o Matrimônio.jpg

Para o delegado, há uma grave necessidade de fortalecer a pastoral de preparação ao sacramento do Matrimônio, já que etapas prévias ao mesmo foram debilitadas. “Os jovens que vem em geral são distanciados da igreja e vem com uma Fé bastante deficiente”, alertou o Padre Calles. “Não podemos preparar ao sacramento do Matrimônio com um cursinho de apenas um final de semana”.

“Para receber a Primeira Comunhão, exigimos das crianças três anos de catequese; para receber a Confirmação outros três anos; para ser Presbíteros, cinco anos formando-nos no Seminário”, recordou o presbítero, que afirmou que o Matrimônio é o momento mais importante da vida daqueles que tem esta vocação. No entanto, “os despachamos com um final de semana… Temos que apresentar seriamente o que estamos fazendo!”.

O objetivo da Diocese é unificar critérios e responder a urgente necessidade com “uma preparação séria, firme e madura para que saibam que a vocação ao matrimônio é uma missão importante para a Igreja e para a mesma sociedade”, explicou o Delegado. “Se temos bons matrimônios, teremos boas famílias e a sociedade o notará e se beneficiará”.

No encontro se trataram temas como a vivência do namoro na atualidade, a preparação que atualmente se vem oferecendo na Diocese, a Pastoral do amor, a sexualidade e o compromisso e a preparação do Matrimônio no contexto da Nova Evangelização, entre outros temas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas