Gaudium news > Religiosos se reúnem em Criciúma para avaliar Ano da Vida Consagrada

Religiosos se reúnem em Criciúma para avaliar Ano da Vida Consagrada

Criciúma – Santa Catarina (Terça-Feira, 12/06/2015, Gaudium Press) O núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) se reuniu no último dia 11 de maio, no Centro de Pastoral da Paróquia São José, pertencente à Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina. Os participantes do encontro fizeram uma avaliação sobre a abertura do Ano da Vida Consagrada na região, que ocorreu no dia 22 de março, em uma Celebração Eucarística, na Catedral.

Segundo a assessoria de comunicação da Diocese de Criciúma, a reunião contou com a participação do coordenador diocesano Padre Adair Pasini e mais sete religiosas, representando as 18 congregações existentes na região. O grupo destacou a excelente acolhida da assembleia, o apoio do pároco, Padre Antonio Júnior, e a presença do Bispo Dom Jacinto Flach, que deu as boas-vindas e se mostrou solidário e interessado junto aos consagrados.

Houve ainda, de acordo com a equipe, um momento alto de valorização da vida consagrada, marcado pelo fortalecimento da identidade religiosa, pelo sentido de pertença e pela unidade dos carismas. Depois de fazerem as avaliações, o grupo discutiu sobre as atividades programadas para este ano.

Nos dias 16 e 17 de maio, será realizada a Partilha dos Carismas, no CECREI, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Já no dia 30 de maio, haverá uma confraternização entre os religiosos. No dia 1º de agosto, acontecerá a Assembleia Diocesana Eletiva, na cidade de Içara, em Santa Catarina.

Na sequência, no dia 16 de agosto, será realizada uma peregrinação ao Santuário Santa Paulina, com o tema “Alegrias da Vida Consagrada Religiosa e Testemunhos”. O Templo fica localizado na cidade catarinense de Nova Trento. Entre os dias 28 a 30 de agosto, ocorrerá a Assembleia Regional Eletiva, culminando com uma caminhada vocacional no dia 30. Em dezembro, no dia 20, haverá o Natal dos Religiosos.

Ano da Vida Consagrada

Por convocação do Papa Francisco, o Ano da Vida Consagrada teve início no dia 30 de novembro de 2014, primeiro domingo do Advento. Com o tema “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”, o ano especial dedicado aos religiosos e consagrados será concluído com a Semana Mundial da Vida Consagrada na Unidade, de 24 de janeiro a 2 de fevereiro de 2016.
Segundo o Pontífice, os consagrados “são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia”. Ele explica que essa profecia se dá no sentido de transformar todas as realidades estéreis e áridas sob o olhar fecundo e eterno de Deus: anunciar o Reino de Deus e experimentá-lo; anunciar os valores do Reino, os valores futuros que esse Reino traz.

Para a realização da própria vocação, o Papa Francisco indica aos consagrados: olhar para o passado com gratidão, para manter viva a própria identidade; viver o presente com paixão, vivendo o Evangelho a fundo e com espírito de comunhão; abraçar o futuro com esperança, sem perder a coragem diante das dificuldades que encontrarão ao longo da vida consagrada. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas