Gaudium news > Sacerdote filipino expõem aos jovens os “riscos” da oração sincera

Sacerdote filipino expõem aos jovens os “riscos” da oração sincera

Pasay – Filipinas (Segunda-feira, 04-05-2015, Gaudium Press) O prior do Centro de Espiritualidade de Nossa Senhora das Colinas em Pasay, Filipinas, Padre Mariano Agruda III, oferece aos jovens uma forma distinta de entender a oração. Para ele, os jovens necessitam entender que a oração autêntica está mais relacionada com o risco, a aventura e a disposição para grandes coisas que o que eles imaginam.Sacerdote filipino expõem aos jovens os ?riscos? da oração sincera.jpg

“A oração verdadeira é perigosa”, desafia o sacerdote, em diálogo com CBCP News. “Lentamente porá a Deus no lugar que lhe corresponde em sua vida”. Esta transformação pode dar lugar a circunstâncias inesperadas, já que a oração facilita o trabalho de Deus na vida de quem ora “de qualquer forma que seja necessária”.

Por isso, o Padre Agruda motiva aos jovens a começar um caminho de oração como uma maneira efetiva de transformação. “Vai remover coisas que obstruem o cumprimento da vontade de Deus em sua vida. Deus tomará o controle de sua vida”, afirmou. A oração também dará forma a novos hábitos e cultivará novas disposições que antes não existiam.

Um caminho imprevisível

Todo este processo tem a ver com o efeito de desenvolver uma relação pessoal com Deus, a qual comparou com os efeitos que se podem apreciar nas relações humanas. “Cedo ou tarde alguém se volta como os amigos. Isto não é um pensamento piedoso, é uma descrição precisa do que lhe sucederá quando rezar”, acrescentou. “É como estar casado por tantos anos que cedo ou tarde se começa a parecer com a pessoa com quem se casou”.

Mas uma relação com Deus dista muito de ser previsível ou chata, pelo contrário, é um desafio notável e exigente. “Você quer ser verdadeiro amigo de Deus? Ele vai pedir-lhe coisas que às vezes você terá que pagar com o sangue de seu coração”, advertiu o Prior. Desta maneira a vida cristã “não será um plano bem preparado, mas será como uma aventura”.

“Estamos demasiado obcecados com a certeza”, motivou o sacerdote, que explicou que o seguimento a Deus exige o abandono progressivo das seguranças humanas e o aumento da confiança total na providência de Deus. “Entre mais espiritual seja, mais incerto se faz. Entre mais espiritual chega a ser, mais escuro se porá”. Todo um desafio para os jovens do Centro de Espiritualidade, aos quais se propõem a oração como um caminho ao heroísmo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas