Gaudium news > Aumentam as vocações religiosas femininas na Inglaterra e Gales

Aumentam as vocações religiosas femininas na Inglaterra e Gales

Londres – Inglaterra (Segunda-feira, 27-04-2015, Gaudium Press) O número de nova religiosas na Inglaterra e Gales mostra um aumento significativo e chegou em 2014 a sua cifra mais alta em 25 anos, segundo informou o Gabinete Nacional para a Vocação dos Bispos do país. Se bem que o número continua sendo modesto, a tendência se distancia da registrada em 2004, o ano com menor número de ingressos aos conventos.

Aumentam as vocações religiosas femininas na Inglaterra e Gales.jpg

Segundo o Gabinete, em 2014 foram admitidas às ordens religiosas do país 45 mulheres, o que confirma a tendência ascendente. “A partir de um ponto baixo de 7 em 2004, os números cresceram de maneira constante”, informou a instituição.

“Uma razão chave para este crescimento é o desenvolvimento de uma cultura da vocação na Igreja”, afirmou a Irmã Cathy Jones, Promotora de Vocações do Gabinete Nacional de Vocações. “As jovens católicas estão se perguntando: ‘Qual é o plano de Deus para minha vida?’ e se estão dando oportunidades para encontrar-se com guias experimentados para considerar seu futuro no contexto da oração, a discussão e a Escritura”.

Este recurso à direção espiritual se somaria segundo a Irmã Jones a um aumento de confiança por parte das comunidades religiosas, que na atualidade apresentam sua forma de vida em jornadas de discernimento e festivais juvenis, facilitando que as jovens se aproximem e considerem a possibilidade de sua vocação à vida consagrada.

Participar mais plenamente na vida da Igreja

Para o Padre Christopher Jamison, Diretor do Gabinete para as Vocações, o testemunho das religiosas é fundamental para oferecer uma opção distinta à juventude. “Há um ‘vazio no mercado’ por significado em nossa cultura, e uma das maneiras como as mulheres podem encontrar seu sentido é através da vida religiosa”.

Sua opinião concorda com a da Superiora da Congregação de Jesus, Irmã Jane Livesey, que afirma que as mulheres se unem às ordens porque desejam um maior compromisso e contribuição à vida da Igreja. “É historicamente o caso de que a vida religiosa deu um lugar claro e reconhecido às mulheres na Igreja e uma oportunidade de contribuir muito plenamente à missão da Igreja de estar à serviço do povo de Deus”.

A Igreja na Inglaterra e Gales levará a cabo a Jornada de Oração pelas Vocações o domingo, 26 de abril, Dia do Bom Pastor. Nesse dia os católicos pedirão a Deus o dom do chamado À vida sacerdotal e religiosa, e a convocatória feita pelo Gabinete Nacional para a Vocação somando à sua difusão habitual uma campanha publicitária com o lema “Muda uma Vida” em paradas de ônibus para que os fiéis empreguem os momentos livres de sua vida cotidiana para orar por esta intenção. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas