Gaudium news > "A Igreja é a casa de Jesus, aberta a todos", diz Francisco em homilia

"A Igreja é a casa de Jesus, aberta a todos", diz Francisco em homilia

Cidade do Vaticano – (Terça-feira, 17-03-2015, Gaudium Press) – A Igreja é “a casa de Jesus”, uma casa de misericórdia que acolhe todos. Não é um lugar onde os cristãos podem fechar as portas. Esta foi a ideia que o Papa quis transmitir em sua homilia proferida durante a Missa celebrada na manhã desta terça-feira, 17, na Casa Santa Marta.

Francisco em homilia.jpg
L’Osservatório Romano

A reflexão do Papa Francisco começa pela água. A água que é protagonista das leituras litúrgicas do dia: “A água que cura”, disse Francisco, comentando a descrição feita pelo Profeta Ezequiel do riacho surgido na porta do templo, que se transforma em uma enorme torrente com muitos peixes e onde todos podem ir para curar-se.

E a água do tanque de Betesda, descrita no Evangelho de João, onde há 38 anos jazia um paralítico triste que, para Francisco, era também um pouco acomodado, meio preguiçoso. Ele nunca soube imergir nas águas quando elas se mexiam e ele poderia encontrar a cura.

Jesus cura esse paralítico e o encoraja a “ir avante”, o que provocou a crítica dos doutores da lei, uma vez que a cura foi realizada em um sábado.

O que, segundo o Papa, é “uma estória que acontece muitas vezes hoje”: “Um homem – uma mulher – que se sente doente na alma, triste, que cometeu muitos erros na vida, em algum momento sente que as águas estão se movendo, é o Espírito Santo que move algo, ou ouve uma palavra ou … ‘Ah, eu quero ir! “… E toma coragem e vai. E quantas vezes hoje nas comunidades cristãs encontra as portas fechadas: ‘Mas você não pode, não, você não pode. Você errou aqui e não pode. Se você quiser vir, venha à missa no domingo, mas fique ali, mas não faça nada mais’. E aquilo que o Espírito Santo faz nos corações das pessoas, os cristãos com psicologia de doutores da lei destroem”.

Francisco disse que essa atitude lhe faz mal porque a Igreja tem sempre as portas abertas: “É a casa de Jesus e Jesus acolhe. Mas não só acolhe, vai encontrar as pessoas como foi encontrar essa. E se as pessoas estão feridas, o que Jesus faz? A repreende porque está ferida? Não, vai e a carrega sobre os ombros. E isso se chama misericórdia. E quando Deus repreende seu povo – ‘Desejo misericórdia, não sacrifício!’ – fala exatamente disso”.

O Papa então reafirmou seu pensamento interrogando: “Quem é você que fecha a porta do seu coração a um homem, a uma mulher que tem vontade de melhorar, de voltar a ser parte do povo de Deus após o Espírito Santo ter movimentado seu coração?”.

E, ao concluir rogou que a Quaresma ajude a não cometer o erro de quem desprezou o amor de Cristo pelo paralítico somente porque era contrário à lei: “Peçamos hoje ao Senhor na Missa, para nós, para cada um de nós e para toda a Igreja, uma conversão em direção a Jesus, uma conversão em Jesus, uma conversão à misericórdia de Jesus e, assim, a Lei será completamente realizada, porque a Lei é amar a Deus e ao próximo, como a nós mesmos”. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas