Gaudium news > Bispos de Santa Catarina participam de encontro na Arquidiocese com seminaristas

Bispos de Santa Catarina participam de encontro na Arquidiocese com seminaristas

Florianópolis – Santa Catarina (Quinta-feira, 05-03-2015, Gaudium Press) O Regional Sul 4 da CNBB, que compreende o Estado de Santa Catarina, finalizou na manhã desta quarta-feira, 4 de março, o encontro dos bispos locais com os seminaristas na Arquidiocese de Florianópolis. Nesta ocasião, o evento teve início com uma Celebração Eucarística, seguida pelo encontro com os seminaristas, na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).

Bispos de Santa Catarina participam de encontro na Arquidiocese com seminaristas.jpg
Bispos catarinenses reunidos com seminaristas em evento
| Foto: Jornalista Amauri Almeida

Entre os prelados presentes estavam o Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis e presidente do Regional Sul 4; Dom Mário Marquez, Bispo de Joaçaba e vice-presidente do Regional Sul 4; Dom João Francisco Salm, Bispo da Diocese de Tubarão e Administrador Apostólico da Diocese de Blumenau; Dom Severino Clasen, Bispo de Caçador; Dom Odelir José Magri, Bispo de Chapecó; Dom Jacinto Inácio Flach, Bispo de Criciúma; e Dom Irineu Roque Scherer, Bispo de Joinville.

De acordo com um dos seminaristas, Eliton Fernando Felczac, do terceiro ano de teologia, da Diocese de Joinville, o encontro com os bispos foi interessante, uma vez que os participantes puderam expor suas realidades. “Estamos discutindo alguns temas, por exemplo, com relação a formação foi comentado sobre a liturgia. Muito enfatizado pelo Dom Wilson para não sermos medíocres, mas a gente deve olhar também para nossa vida”, afirmou.

Por sua vez, o seminarista da Arquidiocese de Florianópolis, Lucas Teixeira, os prelados demonstraram o interesse deles pela formação e a proximidade que eles desejam ter com os futuros padres.

Durante a reunião, foi citada a criação de um centro para o acolhimento de familiares de pacientes que viajam a Florianópolis por motivo de tratamento de saúde, atendendo pacientes que chegam do interior em situação de vulnerabilidade e não têm onde ficar.

Além disso, os bispos catarinenses realizaram uma revisão do processo de consulta aos fiéis em vista da preparação para a segunda etapa do Sínodo da Família, em outubro, no Vaticano.

Segundo Dom Wilson, o seminário “é o lugar central, eu diria, está no coração da diocese, no coração do bispo”, pois “é significativo que o seminarista saiba que eles são importantes na vida do bispo, para a Igreja, e se espera muito deles”.

Bispos de Santa Catarina participam de encontro na Arquidiocese com seminaristas2.jpg
Momento em que os prelados discutiram assuntos diversos com os
seminaristas da Faculdade Católica de Santa Catarina
(FACASC) | Foto: Jornalista Amauri Almeida

“Então para a unidade e o desenvolvimento, o crescimento da Igreja de Santa Catarina, esse tipo de encontro tem um significado muito grande. Com os seminaristas a gente sempre está bem, porque eles são jovens, têm vida, tem expectativa e manifestam isso”, concluiu.

Assista o vídeo feito pelo Bispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri, falando sobre o encontro dos bispos em Florianópolis. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas