“Sair, subir, contemplar e anunciar”: Carta pastoral do Arcebispo de Madri
Madri – Espanha (Quarta-feira, 04-03-2015, Gaudium Press) Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, publicou uma carta pastoral na qual se serve dos textos sagrados sobre a Transfiguração para tratar sobre o que deve ser a vida do cristão.
“O anúncio do Evangelho é de tal necessidade e urgência que todos os cristãos temos que sentir estes quatro chamados que nos faz Jesus Cristo: 1) Sair; 2) Subir; 3) Contemplar e 4) Anunciar”, expressa o Arcebispo.
Sair para cumprir “a missão que lhe foi confiada”, o que supõem “uma experiência pessoal e profunda de Deus”. A Pedro, Tiago e João, o Senhor convidou “a sair, a marchar, a descobrir que sua vida era para ir ao mundo”. Mas a eles também “lhes fez subir a uma montanha”. Ali viveram “uma experiência inesquecível”, que marcou suas vidas, na qual lhes mostrou como “nEle está a presença mesma do Reino de Deus”.
“A montanha do Tabor é lugar de encontro com Deus e de transformação humana. Aparece um coração novo e um espírito novo que muda o homem por dentro e por fora. Muda as relações dos homens”.
No Tabor os apóstolos foram convidados a contemplar, “contemplar essa cor branca que deslumbra e que é a cor da glória e da vida, da verdade e da fraternidade, da reconciliação e da paz, da justiça e da bondade. Contemplar a Jesus é descobrir que o ser humano necessita desta experiência de luz e de gozo, de esperança e amor, porque se não que luz irradiamos com nossa vida?”, se pergunta o prelado.
Finalmente anunciar, mas não “uma teoria ou uma doutrina”, mas anunciar “a Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou”. Mas “para anunciar temos que entrar na escola de Cristo Mestre”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário