Bispo argentino pede aos seminaristas para que cultivem a fidelidade e abandonem-se em Deus
Orán – Argentina (Quarta-feira, 04-03-2015, Gaudium Press) Dom Gustavo Zanchetta, Bispo de Orán, na Argentina, pediu aos seminaristas cultivar a fidelidade, abandonar-se nas mãos de Deus e docilidade, de maneira que o Senhor “vá trabalhando esta terra boa de sua juventude”. Isto ocorreu em missa na paróquia de Santo Antônio de Pádua, com a que se deu início ao ano letivo no seminário diocesano.
Na missa foram recebidos novos jovens que entram no ano preparatório.
O prelado também refletiu sobre a Quaresma.
“A Quaresma tem sentido se olharmos o horizonte último de nossa própria Páscoa, isto é; reviver em nós a paixão de Cristo para morrer a nosso próprio pecado e ressuscitar a vida da graça”. É preciso neste tempo cultivar “um vínculo real e não aparente” com Cristo, que deve ser descoberto na própria história pessoal. “Ele -acrescentou- nos premiou imerecidamente com o dom da Fé; presente que implica a responsabilidade ineludível de responder-lhe não só dizendo “sim, creio”, mas com a consequente missão que essa Fé traz consigo”.
Ao comentar o Evangelho da Transfiguração, Dom Zanchetta disse que o caminho do discípulo é seguir os passos do Maestro, em toda situação: “A Igreja nos coloca diante do desafio de meditar e refletir sobre nossas próprias tentações. Essas que nos mobilizam não precisamente até o encontro com a vida, mas que nos atam às seduções do mundo e tantas vezes a desandar caminhos. Por isso o Evangelho nos enfrenta com uma palavra sempre nova, que mais de uma vez não queremos escutar. Cristo também hoje nos desafia a ter uma mente aberta e um coração crente para compreender que nosso caminho tem que assumir a cruz da renúncia e o sacrifício como oferenda de amor”, expressou o Bispo.
Dom Zanchetta concluiu sua homilia alentando aos seminaristas a “dar a vida a favor deste povo bom”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário