Gaudium news > Dom Odilo: a Igreja na cidade pode realizar bem a sua missão

Dom Odilo: a Igreja na cidade pode realizar bem a sua missão

São Paulo (Terça-feira, 24-02-2015, Gaudium Press) No dia da Apresentação do Senhor, o Arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, completou seus 13 anos de ordenação episcopal, e nesta data, presidiu missa em ação de graças na Catedral da Sé.

Dom Odilo.jpg

A propósito desse aniversário, o purpurado, em entrevista à Rádio Vaticano, comentou a experiência de seu ministério episcopal estando à frente da Igreja de São Paulo.

“Foram 13 anos intensamente vividos de muito aprendizado, de minha parte. Não vivia antes em São Paulo, e tive que aprender, conhecer, a viver na metrópole. Uma Igreja tão grande e tão numerosa como é a Arquidiocese de São Paulo, com suas múltiplas facetas e problemas também, mas também com a sua riqueza humana, cultural, religiosa. Enfim, é um bom desafio, estimulante a cada dia, para a gente também crescer e caminhar.”

O Arcebispo afirmou que seu trabalho pastoral arquidiocesano vem sendo uma benção de Deus.
A missão em São Paulo, conforme Dom Odilo, o faz pensar fortemente nessa questão: “a Igreja na cidade, como a Igreja nessa metrópole, que é São Paulo, pode realizar bem a sua missão”.

“Eu sinto que a cidade, que tem tantas facetas, continua muito aberta e sensível à presença da Igreja, a palavra da Igreja, e de nossa parte, não podemos perder isso, não podemos deixar de cultivar exatamente essa presença pública da Igreja na grande metrópole”, ressaltou.

Ainda segundo o religioso, esse é “um aprendizado todos os dias e eu agradeço a Deus também pela imensa colaboração que a gente tem em São Paulo, a começar pelos bispos auxiliares, o clero, as organizações pastorais que são numerosas e generosas”.

Sobre o período quaresmal, Dom Odilo disse: “a Quaresma começa com a Quarta-Feira de Cinzas, como nós ouvimos, com aquele chamado ‘Convertei-vos e credes no Evangelho’, ou então, a outra palavra, mais tradicional, que continua sendo usada também “Lembra-te que tu és pó e ao pó, as te tornar”.

“Duas palavras muito estimulantes. Essa última, muito realista, nos coloca justamente no caminho da quaresma, no caminho de conversão, de voltar à aquilo que é essencial, de voltarmo-nos para Deus”, completou.

Dom Odilo lembrou que “a nossa vida toma sentido na medida que ela se orienta, de fato, para aquele bem maior, aquele bem último que é Deus, o reino de Deus, a sua justiça, a promessa de Deus. Portanto, aquilo que se liga justamente à salvação”.

Para o purpurado, “a Quaresma é o caminho da preparação para a Páscoa, para celebrar o mistério pascal. Portanto, um chamado a nos voltarmos exatamente a essa grande realidade. Deus nos estende a mão para nos salvar”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas