Gaudium news > Quaresma: “tempo de combate espiritual contra o espírito do mal”, afirma Santo Padre

Quaresma: “tempo de combate espiritual contra o espírito do mal”, afirma Santo Padre

Cidade do Vaticano – (Segunda-feira, 23-02-2015, Gaudium Press) – Milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a oração mariana do Angelus ouviram o Papa Francisco refletir sobre a Quaresma que teve seu início na Quarta-feira de Cinzas.

Papa-Francisco_-Angelus-2014.jpg

Na Quaresma são lembrados os quarenta dias passados por Jesus no deserto após o seu baptismo no Jordão e, segundo afirmou o Papa para os peregrinos presentes, ela o tempo de luta contra as insídias do demónio e é desta luta que nasce a conversão dos corações.

O Papa explicou, com palavras simples, o sentido deste I domingo da Quaresma:

“A Igreja faz-nos recordar este mistério no início da Quaresma, porque ele nos dá a perspectiva e o sentido deste tempo, que é tempo de combate espiritual contra o espírito do mal. E enquanto atravessamos o “deserto” quaresmal, mantemos o nosso olhar para a Páscoa, que é a vitória definitiva de Jesus contra o Maligno, contra o pecado e contra a morte. Eis pois o significado deste primeiro domingo da Quaresma: colocar-nos com determinação no caminho de Jesus, na estrada que conduz à vida”.

Esta estrada -continuou o Santo Padre- passa pelo deserto, e o deserto é o lugar onde se pode ouvir a voz de Deus e a voz do tentador. No barulho e na confusão, isto não se pode fazer; ouvem-se apenas vozes superficiais, ao passo que no deserto podemos descer em profundidade:

“E como escutamos a voz de Deus? Ouvimo-la na sua Palavra. E por isso é importante conhecer as Escrituras, porque senão nós não saberemos responder às insídias do maligno. E aqui gostaria de voltar ao meu conselho de cada um ler todos os dias Evangelho, meditá-lo um pouco, uns dez minutos, e também trazê-lo sempre conosco no bolso, ter o Evangelho na mão. O deserto quaresmal nos ajuda a dizer ‘não’ à mundanidade, aos “ídolos”, ajuda-nos a fazer escolhas corajosas de acordo com o Evangelho e a reforçar a solidariedade para com os irmãos”.

O Papa convidou a entrar sem medo no deserto, pois não estamos sozinhos: estamos com Jesus, com o Pai e o Espírito Santo. Como foi para Jesus, o mesmo o Espírito Santo nos guia no caminho quaresmal, o mesmo Espírito que desceu sobre Jesus e que nos foi dado no Batismo.

A Quaresma é, portanto, disse Francisco, um tempo privilegiado que nos deve levar a tomar cada vez mais consciência que o Espírito Santo que recebemos no Batismo, operou e pode operar ainda hoje em nós e, no fim do caminho quaresmal, ou seja na Vigília Pascal, poderemos renovar com maior consciência a aliança batismal e os compromissos que dela derivam.

Antes de encerrar suas reflexões, o Pontífice invocou a Santíssima Virgem, modelo de docilidade ao Espírito, para que ajude a todos a deixar-se guiar por Ele, que quer fazer de cada um de nós uma “nova criatura”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas