Gaudium news > Curitiba abre CF 2015 na Quarta-Feira de Cinzas

Curitiba abre CF 2015 na Quarta-Feira de Cinzas

Curitiba – Paraná (Quinta-Feira, 19/02/2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoveu na quarta-feira de cinzas, às 12h, a Missa de abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015 e Imposição das Cinzas. A cerimônia, realizada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, foi celebrada pelo Bispo Dom Rafael Biernaski.

A Campanha da Fraternidade, neste ano, tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). O objetivo geral da CF 2015 é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

Já os seus objetivos específicos são os seguintes: fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual; apresentar os valores do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja como elementos humanizantes; identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo religioso e intercultural; buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade e atuar à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.

A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais fica localizada na Rua Barão do Cerro Azul, número 31, no Centro de Curitiba. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (41) 2105-6343.

Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas dá início ao primeiro dia da Quaresma. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a fragilidade da vida humana. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 entre essa terça-feira e a Sexta-Feira Santa anterior ao domingo de Páscoa.

Na ocasião, é celebrada a tradicional missa das cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, misturados com água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne, com o propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sofrimento de Jesus. Assim como Jesus padeceu na cruz por nós, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa de que gosta, neste caso, a carne. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas