Como viver a Quaresma: algumas ideias para este tempo penitencial
Washington – Estados Unidos (Quarta-feira, 18-02-2015, Gaudium Press) Hoje, 18 de fevereiro, quarta-feira de cinzas se inicia o Tempo da Quaresma, quer dizer, os quarenta dias de preparação à Páscoa da Ressurreição. Um tempo litúrgico que chama especialmente à oração, ao jejum, a penitência e a esmola.
“Durante a Quaresma, a Igreja nos convida a entregar-nos à oração, à leitura das Sagradas Escrituras, ao jejum e a esmola. O jejum que fazemos todos juntos nas sextas-feiras é mais um sinal da disciplina diária da Quaresma: jejuar por certos períodos de tempo, jejuar certas comidas, mas também jejuar outras coias e atividades. Ao mesmo tempo, a esmola é um certo esforço para compartilhar não só mediante a distribuição de dinheiro, mas compartilhando nosso tempo e talentos”, recorda a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) em sua página web.
Como viver este tempo de preparação à Páscoa? Precisamente o Episcopado norte-americano publicou um calendário com 40 ações que ajudarão a viver a Quaresma. Compartilhamos a seguir algumas ideias para colocar em prática:
Ajudar com as diversas iniciativas que promove a Igreja a favor dos mais necessitados. Ao participar da Santa Missa e receber a Cinza nesta quarta-feira, a Igreja nos Estados Unidos convida a ser parte ativa na Coleta para a Igreja na Europa Central e Oriental. Uma maneira de colocar em prática o espírito de generosidade, ao qual também se chama a viver em Quaresma.
Unir-se aos Bispos norte-americanos em seu chamado à oração pela vida, o matrimônio e a liberdade religiosa. O chamado é a rezar a cada sexta-feira para que se renove a cultura da vida, assim como a instituição da família e se dê maior liberdade religiosa nesta sociedade em crise.
Colocar em prática os ensinamentos que o Santo Padre Francisco ofereceu em sua mensagem para a Quaresma 2015, intitulado “Fortaleçam seus corações”, no qual exorta aos fiéis a ter “um coração mais forte, misericordioso, vigilante e generoso, que não se deixe fechar em si mesmo e não caiam na vertigem da globalização da indiferença”.
Meditar com os Sete Salmos Penitenciais, que datam do Século VII, e ajudam a “reconhecer nosso pecado, nossa dor e a pedir perdão a Deus”.
Dar-lhe um novo significado às sextas-feiras em família, preparado alimentos para a Quaresma a partir das receitas da “CRS Rice Bowl Global” – “CRS Prato de Arroz Global”-, iniciativa dos católicos norte-americanos que nasceram há 4 décadas para dar resposta a fome na África, a partir da oração, do jejum e da esmola.
Contemplar a São José, como modelo de humildade. A solenidade do Padroeiro da Igreja Universal, que se celebra no dia 19 de março, ocorre no contexto da Quaresma, é ocasião para olhar para aquele grande santo da Igreja modelo de grandes virtudes.
Rezar pelas mães gestantes. Outras das grandes festividades que terão lugar no contexto da Quaresma, será a Anunciação do Senhor no próximo dia 25 de março. Esta solenidade é oportunidade para louvar a Deus pelo sim de Maria e também para pedir pelas mães grávidas, sobretudo aquelas que passam dificuldade.
Meditar a morte de Jesus com a Santa Via Sacra. Uma maneira de preparar a Ressurreição, é contemplando sua Paixão. A oração e meditação da Via Sacra chama a ver a Jesus sofredor. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário