Itália conclui Congresso Nacional de Pastoral Juvenil
Trani – Itália (Sexta-feira, 13-02-2015, Gaudium Press) Sob o título “O pátio e as estrelas”, concluiu-se hoje na cidade de Trani (Itália), o Congresso Nacional de Pastoral Juvenil, que reuniu as realidades eclesiais das diversas dioceses do país europeu, envolvidas na formação e acompanhamento da juventude.
O encontro foi inaugurado na tarde da última segunda-feira, 09 de fevereiro por Dom Domenico Caliandro, Bispo de Brindisi-Ostuni / Foto: Servicio Nacional de Pastoral Juvenil CEI. |
O encontro foi inaugurado na tarde do dia 09 de fevereiro por Dom Domenico Caliandro, Bispo de Brindisi-Ostuni que disse: “quando se fala de Pastoral Juvenil se tocam aspectos delicados porque se fala dos jovens, daqueles que levam consigo o futuro”. Depois seguiu a conferência intitulada “Por que o fazemos: a educação como ‘assunto’ da comunidade cristã”, a cargo de Dom Paolo Giulietti, responsável do Serviço Nacional para a Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Italiana.
Posteriormente, se desenvolvem outras duas conferências com os temas “Pré-adolescentes, adolescentes e jovens: por um vocabulário de Pastoral Juvenil”, e “Animadores e educadores no diálogo com a família”. Neste mesmo dia, às 18h, foi celebrada a Missa de abertura presidida por Dom Giulietti na Igreja de Santa Maria do Casale.
O segundo dia do encontro, na terça-feira, 10 de março, transcorreu entorno de vários laboratórios grupais sobre a busca de critérios e atenção educativa; além de uma mesa redonda na qual se ampliou o tema. Ao final da tarde, às 19h, o Secretário geral da CEI, Dom Nunzio Galatino, presidiu uma Vigília de Oração.
Na ocasião, o prelado expressou: “Amigos, o verdadeiro educador é aquele que aceita realizar um pedaço de caminho junto com os jovens que a vida lhe confiou: um trecho longo para permanecer de maneira discreta em seus corações, em suas relações, em seu tempo naquele que lhes preenche”.
O encontro continuou na quarta-feira, 11, centrando a atenção nas técnicas de animação da pastoral juvenil, as quais se aprofundaram com trabalhos em grupo e laboratórios. Entretanto, o último dia, 12 de fevereiro, esteve dedicado à planificação pastoral. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário