Gaudium news > Paróquia de Constantina abre seu Jubileu de 75 anos de criação

Paróquia de Constantina abre seu Jubileu de 75 anos de criação

Constantina – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 13/02/2015, Gaudium Press) Hoje, dia 13 de fevereiro, às 20h, a Paróquia São José de Constantina, município do Estado do Rio Grande do Sul, abrirá o seu Jubileu de 75 anos de criação e instalação. Além disso, haverá ainda a celebração de dedicação da Igreja e consagração do novo altar pelo Bispo da Diocese de Frederico Westphalen, Dom Antônio Carlos Rossi Keller.

Dentro da programação prevista para festejar o Jubileu será realizado, no dia primeiro de março, o Enconto das Famílias, no salão paroquial da Igreja São José. Com o tema “Vou cuidar da minha família”, o evento terá como palestrante o Padre Ezequiel Dal Pozzo. Haverá ainda uma apresentação musical do cantor Antônio Cardoso.

Além disso, do dia 10 ao dia 18 de março acontecerá também a novena em honra a São José, na Igreja Matriz, sempre às 19h. No dia 19, ocorrerá a grande festa em comemoração ao padroeiro, com Santa Missa Solene, às 10h. A celebração será presidida por Dom Getúlio Guimarães. Na ocasião, será realizada ainda a abertura das missões com os Missionários Morada do Senhor.

Paróquia São José

O Curato São José de Taquaruçu foi elevado à Paróquia São José, de Benjamin Constant, no dia 13 de fevereiro de 1940. Desta data em diante, a Paróquia passou por grandes processos de organização pastoral e estrutural.

Alguns importantes acontecimentos foram registrados no Livro Tombo: os primeiros passos do novo Curato e a primeira festa em honra a São José, padroeiro da Paróquia, no dia 19 de março de 1935, com a participação de grande número de fiéis que assistiram a missa solene e todas as demais festividades religiosas.

Devoção a São José

Tudo o que se sabe sobre São José é o que nos conta a Sagrada Escritura: que era um homem justo, temente a Deus e aceitou dar sua vida para criar e educar o Salvador. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. Ele devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria.

São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. Sua festa é celebrada no dia 19 de março. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d’Ávila, foram grandes santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José.

No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja. O Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social. Já o Papa Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem a ele, a festa de “São José operário”, que acontece no dia primeiro de maio.

São José é protetor da Boa Morte, o Patrono das Famílias e é invocado em todos os casos de doença, junto a agonizantes, em casos de dificuldades e pelas famílias. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas