Gaudium news > Papa reúne-se com os Cardeais para o Consistório

Papa reúne-se com os Cardeais para o Consistório

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12-02-2015, Gaudium Press) – A partir de hoje, 12/02, o Papa Francisco reúne-se com os Cardeais da Cúria Romana para o Consistório. Os primeiros dois dias de reuniões serão a portas fechadas. No sábado haverá a criação de 20 novos purpurados e os atos serão públicos.

Quando o Papa abriu os trabalhos na manhã desta quinta-feira, ele disse: como é “belo” e “doce” que os irmãos vivam juntos. “Bem-vindos a esta comunhão, que se expressa na colegialidade”.

Em seguida o Santo Padre agradeceu aos preparam o evento, sobretudo ao Decano do Colégio Cardinalício, Card. Ângelo Sodano. Agradeceu à Comissão dos nove Cardeais e ao seu coordenador, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, e a Dom Marcello Semeraro, secretário, pela apresentação da síntese do trabalho realizado por esta Comissão.

Usando da palavra, o Papa recordou que a síntese do trabalho realizado pela comissão foi feita com base nas inúmeras sugestões oriundas dos próprios cardeais.

Para o Papa “a meta a alcançar é sempre a de favorecer maior harmonia no trabalho dos vários dicastérios e departamentos, a fim de realizar uma colaboração mais eficaz naquela absoluta transparência que edifica a autêntica sinodalidade e a colegialidade.”

Francisco enfatizou que a reforma não é fim em si mesma: ela é “um meio para dar um forte testemunho cristão; para favorecer uma evangelização mais eficaz’.

“Certamente alcançar esta meta não é fácil”, afirmou o Papa: requer tempo, determinação e, sobretudo, a colaboração de todos. “Mas para realizar isto devemos, antes de tudo, confiar-nos ao Espírito Santo, que é o verdadeiro guia da Igreja, implorando na oração o dom do autentico discernimento. “Com este espírito de colaboração, tem início o nosso encontro, que será fecundo graças à contribuição que cada um de nós poderá expressar com paresia, fidelidade ao Magistério e consciência de que tudo se realiza em prol da lei suprema. Obrigado.” (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas