Gaudium news > Diocese com apenas 19 anos de criação já possui 700 mil fiéis

Diocese com apenas 19 anos de criação já possui 700 mil fiéis

Las Vegas – Estados Unidos (Quinta-feira, 12-02-2015, Gaudium Press) “Quando pela primeira vez me reuni com ele [o Papa Francisco], e lhe disse que era de Las Vegas, ele riu”: É o que declara Dom Joseph Pepe, Bispo de uma das Dioceses de maior crescimento no mundo, a de Las Vegas, nos EUA.

É claro que o sorriso do Papa se deveu a que Las Vegas é reconhecida globalmente não propriamente por sua piedade. Entretanto, esta Diocese de 19 anos de fundada tem hoje que enfrentar o desafio de igrejas abarrotadas e escolas que não podem atender todos os pedidos de ingresso, provenientes dos cerca de 700 mil católicos que vivem nas 40 milhas quadradas que cobre a jurisdição.

Nas grandes cidades americanas, uma paróquia pode servir entre 500 e 5 mil paroquianos. Em Las Vegas, declara Dom Pepe, a maioria das 38 paróquias tem entre 7 mil e 8 mil famílias registradas, e há uma, como a paróquia Santa Elizabeth Ann Seton, que tem registradas a mais de 11 mil. O crescimento se faz patente quando se afirma que nos últimos 13 anos, tempo de governo de Dom Pepe, se abriram 7 novas paróquias.

E famílias registradas não significa total de fiéis, pois se calcula que cada família registrada, há dias, também católicas, que não estão lá.

Para o ano de 2016, a Diocese tem projetadas três novas igrejas que aliviarão um pouco as paróquias vizinhas: a de Santo Antônio de Pádua, a de São Francisco de Assis e a do Espírito Santo. Entretanto, a quebra da ‘bolha imobiliária’ em 2008 afetou um tanto a arrecadação da Diocese, pelo que há que tornar ingentes esforços para estas construções, ainda que os sinais de recuperação da economia permitem melhores augúrios.

De fato, o cálculo que tem a Diocese é que uma nova igreja pode constar entre 19 e 20 milhões de dólares, e um centro paroquial cerca de 3 milhões. Estes elevados custos se devem ao elevado de todos os fatores de construção propiciado pela vida própria de turismo e jogo da cidade.

Calcula-se que 40 milhões de turistas visitam Las Vegas anualmente. Aos católicos dentre eles o Padre Richard Philiposki -pároco de Santa Joana d’Arc, a primeira paróquia da cidade- recomenda que antes de retornar à casa “seus pecados fiquem em Las Vegas”. De fato sua paróquia dá exemplo, pois além da Missa diária, todos os dias ali se atende em Confissão.

Apesar de que muitas das pessoas que vão para Las Vegas não o fazem pelo jogo, é certo que um dos principais ministérios da Igreja na cidade tem a ver com o alcoolismo e vício. “Os sacerdotes podem aconselhá-los, rezar com eles e oferecer-lhes a reconciliação”, diz Dom Pepe, “mas também os ajudam a encontrar grupos que se especializam em superar seus vícios”. Em Las Vegas existem mais de 80 grupos de jogadores anônimos que se reúnem semanalmente, mais que em qualquer outra cidade do país.

Apesar da adesão estável da Igreja em Las Vegas ser constituída majoritariamente por pessoas que ali emigraram em busca de trabalho. Muitos deles são imigrantes de língua espanhola, pelo que o segundo idioma que mais se fala é o espanhol. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas