Igreja na Espanha convida a “recuperar o olhar até o homem doente com atitude contemplativa”
Madri – Espanha (Terça-feira, 10-02-2015, Gaudium Press) Com o tema “Saúde e sabedoria do coração” e o lema “Outro olhar é possível com um coração novo”, Espanha se unirá à Jornada Mundial do Enfermo que será celebrada pela Igreja Universal no próximo dia 11 de fevereiro -solenidade de Nossa Senhora de Lourdes-, com a Campanha do Enfermo que culminará no dia 10 de maio, VI domingo de Páscoa.
“Como nos anos anteriores, um mesmo tema nos une para realizar a Campanha do Enfermo a partir da Jornada Mundial (…), até a Páscoa (…) Quando o Conselho Pontifício nos propõem este tema, pretende fazer-nos descobrir que neste tempo nosso, no que só conta o que ‘reluz’ e o efêmero, a sabedoria do coração consiste na recuperação do olhar até o homem doente com atitude contemplativa”, diz o Episcopado Espanhol, através da equipe de Pastoral da Saúde, nas orientações para comemorar a jornada.
Por sua vez, como continua, a Jornada e Páscoa do Enfermo é ocasião para reconhecer o sentido do sofrimento e da oração, segundo a Sabedoria de Deus; e é um chamado para que os agentes de pastoral “revisemos nosso olhar e nossas motivações e atitudes à luz do coração compassivo de Cristo”.
Tal como se propõem a partir da Igreja na Espanha, cada Campanha do Enfermo, “é uma nova oportunidade evangelizadora”, a qual deve caracterizar-se pela alegria, segundo refere o Papa Francisco na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, da qual se faz eco com a iniciativa: “A pessoa que viva em profundidade a alegria do Evangelho adquire maior sensibilidade diante das necessidades dos demais”.
Adicionalmente, este 2015, por ocasião do Ano da Vida Consagrada, a campanha convida a contemplar e aprender do testemunho de tantos consagrados, assim como agradecer “o imenso trabalho que tem feito com os enfermos, também das vidas entregues neste serviço”.
“Os religiosos e religiosas, neste Ano da Vida Consagrada, retomamos o chamado que nos faz a Igreja: ‘cuidar dos enfermos em nome da Igreja, como testemunhas da compaixão e ternura do Senhor, no carisma próprio das comunidades religiosas’. Ressaltar seu testemunho de entrega, inclusive com a doação da própria vida, é também um dever em nossas comunidades nesta campanha”, sublinha a Igreja espanhola.
Além disso, o evento é oportunidade para colocar o olhar nos agentes da saúde, profissionais sanitários e voluntários: “vocês são ‘reservas de amor’, que levais serenidade e esperança aos que sofrem. Também vosso testemunho de amor é sinal de outro olhar distinto que leva em seu interior corações novos e renovados pelo Espírito”.
Para animar a campanha, a partir da equipe de Pastoral da Saúde do Episcopado Espanhol se desenvolveram alguns materiais, entre eles um cartaz que se localizará nos centros de saúde, hospitais, residências e outros lugares de evangelização missionária. Nele se mostra um menino que leva um coração que reflete a fragilidade, assim como a prioridade da atenção aos mais débeis.
Além disso, em cada uma das jurisdições eclesiais se organizam encontros de oração, assim como de aprofundamento entorno do tema da campanha, e se faz uma ampla difusão em meios de comunicação. Atividades que tem por objetivo gerar uma maior sensibilização entre os crentes sobre “a necessidade de contemplar aos que sofrem e a sanidade com olhos novos”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário