Jovens colombianos iniciam caminho para a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia
Cracóvia – Polônia (Quinta-feira, 29-01-2015, Gaudium Press) De 25 de julho a 1º de agosto de 2016 Cracóvia, Polônia, será sede do evento mais importante dos jovens católicos: A Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Vários são os países que iniciaram um caminho de preparação para estar presentes, junto com suas delegações de jovens, neste significativo acontecimento.
| Grupo de peregrinos colombianos que participaram na JMJ Rio de Janeiro 2013 / Foto: Gustavo Kralj – Gaudium Press. |
Como é o caso da Colômbia, país que já iniciou sua preparação, e o que busca durante este ano de 2015 animar a milhares de jovens para que se somem com sua presença na cidade polonesa. “Nos preparamos a participar de uma experiência única e inesquecível. Com alegria nos projetamos para viajar para Cracóvia com os mesmos sentimentos de Cristo, e assim iniciamos nosso com muitas atividades que nos levam a participar com esperança, deste encontro de amor com Cristo e vivido em comunhão com outros jovens do mundo na catolicidade, que nos recorda nosso ser filhos de Deus e irmãos de todo ser humano”, diz o Padre Wilinton Torres Pulido, Diretor do Departamento de Estado Laical da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), em uma mensagem dirigida aos jovens.
Por isso, a Igreja do país sul-americano, a partir do Episcopado, convida para que sejam muitos os colombianos que participem na JMJ Cracóvia 2016, como expõem o sacerdote: “Desde a Conferência Episcopal queremos convidar-te a viver este sinal de comunhão e fraternidade fazendo parte de nossa família, que deseja colocar-se no caminho para um acontecimento que marca a história de cada um e nos compromete como protagonistas da civilização do amor neste mundo que nos pertence e que estamos chamados a construir”.
Um caminho de preparação que irá estreitamente unido às catequeses, segundo expõem o Padre Torres Pulido: “Iniciaremos nossa sensibilização com catequese, para que não termine tudo em Cracóvia mas como discípulos e missionários compartilhamos a bela experiência de encontro com Jesus Cristo vivo testemunhado e celebrado em nossa vida cotidiana”.
Finalmente, o Diretor do Departamento de Estado Laical da CEC, diz: “As boas notícias deste encontro não possam guardar-se, devem ser transmitidas a todos os jovens que conheces. Cristo te chama para sentir-te seu discípulo. Não poderás guardar para ti mesmo este belo presente. O compartilharás, porque quando a dita é compartilhada permanece sempre e se renova a cada dia”.
O convite da Igreja colombiana também faz eco da carta que dirigiu o Episcopado Polonês por ocasião da JMJ do próximo ano. Nela, os prelados do país europeu também animam aos jovens a participar neste encontro de Fé: “O Papa Francisco convidou aos jovens a Cracóvia, onde se encontra o manancial, a fonte da Divina Misericórdia, uma medicina muito eficaz para os corações feridos dos jovens. Junto com o Santo Padre viemos hoje, queridos jovens, para convidá-los ao encontro com Jesus. Ele é a resposta a todas as perguntas, inclusive as mais difíceis”.
Dizem, além disso, que a Jornada da Juventude pode ser “o início de uma grande amizade com Cristo. Da mesma maneira que os fiéis apóstolos da Divina Misericórdia -Santa Faustina e São João Paulo II-, em Cracóvia experimentareis que só o amor libera, nos cura e que a misericórdia é a única esperança de salvação”.
| Logo da JMJ Cracóvia 2016. |
Justamente os santos padroeiros do encontro mundial serão São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, promotores da devoção à Divina Misericórdia. “A estes ardentes Apóstolos da Divina Misericórdia confiamos a Igreja na Polônia, que está se preparando para a Jornada Mundial da Juventude em 2016, e sobretudo aos jovens. Que por sua intercessão experimentem o poder curativo da mensagem, que desde Lagiewniki se estende a todo o mundo”, acrescentam os Bispos poloneses.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, será o lema da JMJ Cracóvia 2016. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário