Gaudium news > Porto Alegre dá início as comemorações da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Porto Alegre dá início as comemorações da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 19/01/2015, Gaudium Press) As comemorações em preparação da 140ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes da Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, começaram no último domingo, dia 18 de janeiro, quando ocorreu a procissão de translado da imagem de Maria, do Santuário de Navegantes até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro da capital gaúcha.

A procissão de translado deste ano retornou ao seu tradicional trajeto, fazendo com que a imagem fosse conduzida do Santuário de Navegantes, seguindo pela avenida Sertório até a Presidente Roosevelt. Em seguida, continuou até a avenida Farrapos em direção ao viaduto da Conceição, entrando na rua Voluntários da Pátria e indo até a Vigário José Inácio para chegar à igreja de Nossa Senhora do Rosário. A imagem ficará no local até o dia 2 de fevereiro, quando acontecerá a tradicional procissão de retorno ao Santuário.

Houve ainda, um pouco antes da procissão, a celebração conhecida como “missa de despedida” da imagem. Foi iniciada também a novena em honra a padroeira, que terá como tema a primeira exortação apostólica do Papa Francisco “A alegria do evangelho”.

Já a festa de Nossa Senhora, que nesta edição terá como slongan “Navegantes: Há 140 anos um espaço de fé, cultura e solidariedade”, será realizada no dia 2 de fevereiro, com a tradicional procissão, seguida de missa presidida pelo representante do Papa, Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello. Estima-se a participação de 300 mil fiéis.

História da devoção

É a maior festa religiosa do Rio Grande do Sul. A fé e a designação da Santa Virgem têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira imagem foi trazida de Portugal junto com os navegadores.

Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob custódia de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas