Gaudium news > Cardeal Zen dirigiu Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana em Hong Kong

Cardeal Zen dirigiu Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana em Hong Kong

Hong Kong – China (Sexta-feira, 16-01-2015, Gaudium Press) O Cardeal emérito de Hong Kong, Dom Josephn Zen Ze-Kiung, foi convidado pela Inspetoria salesiana da China para dirigir a reflexão sobre o ‘Aguinaldo do Reitor mor’, no último domingo, 11 de janeiro. O Aguinaldo Salesiano é um presente em forma de mensagem que anualmente é Cardeal Zen dirigiu Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana em Hong Kong.jpgentregue à Família Salesiana em nome de São João Bosco, para reavivar o carisma do santo italiano. O Aguinaldo deste ano tem como tema “Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens”.

Seis foram os pontos expostos pelo purpurado na jornada:

– Estar entre os jovens e manter um diálogo com eles.

-Que eles saibam que são amados.

– Ser para os jovens, especialmente os mais pobres e da periferia.

– Deus espera que os jovens possam encontrar modelos e exemplos nos animadores da Família Salesiana, que possam ser confiáveis.

– Fazer que se sintam acompanhados, entregar-lhes valores de Jesus e do Evangelho para que possam desenvolver todo seu potencial.

– Os jovens são um presente de Deus para nós, eles nos ajudam a compreender e situar-nos nas raízes mesmas do Evangelho, nos ensinam e nos salvam.

Por volta de 120 pessoas participaram na reunião que se perguntou sobre a forma concreta de viver o Aguinaldo na vida cotidiana. Um tema que se aprofundou foi a forma de abordar os elementos e experiências negativas da vida com um olhar positivo, e com uma atitude que possa ajudar a resolver muitos problemas familiares e na vida da comunidade.

É importante assinalar exemplos concretos de compromisso cotidiano: uma das participantes, deixou seu trabalho para cuidar de sua sobrinha órfã: um compromisso não muito diferente ao de criar uma filha, mas em si uma tarefa muito difícil. Através deste serviço ela vê espírito de sacrifício similar a Mama Margarita que deve deixar a segurança de sua família e sua casa para ir com Dom Bosco cuidar dos jovens que no tempo os sente como seus próprios filhos.

Um professor de Macau compartilhou sua experiência de educador, refletiu sobre como os jovens de hoje são diferentes aos do passado e que se requer mais paciência para acolhê-los e ajudá-los; para isso é necessário aceitar seu estilo de vida com o fim de poder influenciar na verdade, e que eles aceitem os valores e o ensinamento que são propostos.

O dia terminou com uma liturgia penitencial, a adoração eucarística e a oração da tarde. O Inspetor, Padre Lanfranco Fedrigotti, recordou o último aguinaldo de Dom Bosco antes de sua morte: “o amor, o amor de Jesus na Eucaristia e promover a devoção a Maria Auxiliadora”, segundo o Inspetor é a melhor maneira de fortalecer nossa espiritualidade, neste bicentenário do nascimento de Dom Bosco. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas