Gaudium news > Santa Sé divulga programação do Papa no Sri Lanka e nas Filipinas

Santa Sé divulga programação do Papa no Sri Lanka e nas Filipinas

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 08-01-2015, Gaudium Press) Sendo a sétima viagem apostólica em seu Pontificado – a terceira à Ásia após a visita à Terra Santa e à Coreia do Sul -, o Papa Francisco visitará os fiéis do Sri Lanka, e posteriormente, das Filipinas, entre os dias 12 e 19 de janeiro.papa_francisco.png

Nesta quarta-feira, 07, foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé o roteiro das viagens do Santo Padre aos países asiáticos, sendo explicado aos jornalistas pelo porta-voz vaticano, Padre Frederico Lombardi.

“No que se refere às Filipinas, sabemos que foi também a insistência dos bispos filipinos receber o Papa, inclusive como conforto após o desastre imenso do tufão de um ano atrás, que causou danos imensos. E tudo isso levou naturalmente a pedir a presença do Papa como conforto, como compaixão por um povo muito sofrido. Também para Sri Lanka havia o desejo de receber o Papa, o desejo da Canonização do Padre Vaz, de receber sua contribuição para a pacificação do país. Em suma, toda uma série de motivos que deu ao Papa razões suficientes para a viagem”, explicou o Padre Lombardi.

No Sri Lanka, Francisco ficará por dois dias (13 e 14 de janeiro), logo após as eleições presidenciais, que ocorrerão nesta quinta-feira, 8.

No dia 14, acontecerá a missa da canonização de José Vaz, religioso oratoriano que entre os séculos XVII e XVIII promoveu uma importante obra de evangelização no Sri Lanka, tendo sido beatificado 20 anos atrás por São João Paulo II. Logo após, será feita a oração mariana no Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Madhu, considerado o mais frequentado do país.

Depois de realizar uma visita à capela de “Our Lady of Lanka”, em Bolawalana, no dia 15, o Papa ruma em direção as Filipinas, onde os fiéis preparam-se para celebrar os 500 anos de evangelização, a serem confirmados em 2021. No dia seguinte, participa dos encontros previstos na capital Manila, entre os quais com as famílias católicas.

“É preciso considerar também a importância que a cultura familiar tem na cultura filipina, importância fundamental, o modo muito intenso como se vive a realidade da família e seus laços por parte da cultura filipina”, ponderou.

Mais tarde, o Papa Francisco deve fazer uma visita às zonas atingidas pelo tufão Haiyan. No sábado, 17, na cidade de Tacloban, celebrará uma Santa Missa. E em Palo, estará presente em um almoço com alguns sobreviventes e abençoará o “Centro Papa Francisco”, direcionado para os mais necessitados. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas