Gaudium news > Festas em honra da Imaculada Conceição de Maria

Festas em honra da Imaculada Conceição de Maria

Canguçu – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 02/12/2014, Gaudium Press) Celebrada no dia 8 de dezembro, a Festa de Nossa Senhora da Conceição é comemorada em todos os cantos do país. Sua devoção é extremamente difundida pelas dioceses e arquidioceses brasileiras, que organizam todos os anos uma vasta programação em homenagem a santa. Dois exemplos dessas atividades são: a festa no Santuário do Passo da Reserva, em Reserva do Iguaçu, no Paraná, e a solenidade na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Canguçu, no Rio Grande do Sul.

Quanto à festa paranaense destaca-se o fato de que ela ocorrerá no domingo, dia 7 de dezembro, no Santuário do Passo da Reserva. De acordo com o Padre Elizeu Nahm, a programação terá início às 6h com alvorada festiva. Em seguida, às 9h, haverá a oração do Santo Terço e acolhida dos romeiros. A Santa Missa Solene será realizada às 10h. Ao meio-dia, será servido um almoço de confraternização.

O Santuário do Passo da Reserva está localizado em Reserva do Iguaçu, uma pequena cidade do interior do Paraná a 100 Km de Guarapuava. A história do Santuário tem mais de 200 anos. No ano de 1875, um tropeiro do RS ao atravessar o Rio Reserva acidentou-se, rolando com o cavalo pelo rio em direção à queda d’água de quase 30 metros de altura. Aflito, ele clamou para que Nossa Senhora Aparecida o amparasse. Sua súplica foi ouvida e ela acabou sendo salvo.

Em agradecimento, o homem doou certa quantia de dinheiro para a construção de uma capela às margens daquele local, para que ali todos pudessem venerar a Santa. Mais tarde, em 1882, foi erguida no Passo da Reserva a primeira Capela para devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Se tornando famoso o local por vários testemunhos de milagres e graças alcançadas por milhares de fiéis que todos os anos visitam o santuário.

Com relação à festa da cidade de Canguçu, no Rio Grande do Sul, uma novena preparatória já está sendo realizada desde o dia 29 de novembro, e vai até o dia 7 de dezembro, com Celebração Eucarística sempre às 20h. Com o tema “Maria, Esperança da Família”, a novena dará oportunidade aos participantes de meditaram um tema específico sobre Nossa Senhora a cada dia. Haverá também uma benção especial para cada noite de encontro.

No dia da festa, 8 de dezembro, o tema a ser refletido será “Maria, Esperança da Família”. As atividades começarão às 9h, com procissão saindo do Colégio Aparecida. Logo depois, às 10h, haverá a Missa Solene, na Igreja Matriz, presidida pelo Padre Estevão Echer. Ao meio dia, acontecerá um almoço de confraternização, no Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento. À tarde, a festa continuará com animação da banda Nova Geração.

Nossa Senhora da Conceição

A Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha (“mácula” em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de Fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus2 em 8 de Dezembro de 1854. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas