Gaudium news > Presépios de papel são expostos no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Presépios de papel são expostos no Museu de Arte Sacra de São Paulo

São Paulo (Terça-feira, 02-12-2014, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugurará neste sábado, 06 de dezembro, uma mostra inédita de presépios de papel.

exposição museu de arte sacra.jpg

Intitulada “Presepe di Carta”, a exposição, que tem a curadoria de Osley José Viaro, reúne por volta de 150 presépios de papel da coleção particular de Celso Battistini Castro Rosa. A maior parte deles proveniente da Alemanha e impressos entre os anos de 1890 e 1940.

A coleção é constituída por presépios de papel, dobráveis, antigos e bem conservados.

Presépios dos pobres

Essas pequenas maravilhas da litografia antigamente ficaram conhecidas como “presépios dos pobres”, após, em 1782, o imperador da Áustria, Joseph II, proibir montagens representando o nascimento de Cristo.

Pintados e recortados em papel, esses presépios passaram das igrejas, dos palácios e locais públicos para as famílias e suas casas, recriando a cena da Natividade, então, para as pessoas comuns.

Entre os séculos XVII e XVIII, os habitantes das cidades ricas da Itália e da Áustria contratavam artistas para pintar figuras bíblicas em papel. Mas o ápice dos presépios de papel teve início apenas em meados do século XIX, coincidindo com o desenvolvimento da litografia – para a época, um novo processo de impressão.

Desses presépios, os mais famosos são provenientes de Weissenburg (Alsácia, França), Neuruppin (Brandenburg), Mainz e Augsburg – as últimas três regiões localizadas na Alemanha.

“Acomodados em caixas, juntos a cartões de Natal, fotografias e preciosidades pessoais, estas relíquias de papel com seu rico colorido repousam lado a lado, desdobrando-se a cada Natal na pequena Belém de todos nós”, afirmou Celso Battistini Castro Rosa. (EPC)

Com informações do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas