Gaudium news > Novo bispo auxiliar é apresentado em Olinda e Recife

Novo bispo auxiliar é apresentado em Olinda e Recife

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 01-12-2014, Gaudium Press) O novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, nomeado recentemente pelo Papa, Dom Antônio Tourinho Neto, foi acolhido neste último sábado, 29 de novembro, no Centro de Pastoral Dom Vital, situado na Várzea, Zona Oeste da capital.

Dom Antônio Tourinho Neto.jpg

Na ocasião, estavam presentes o Arcebispo Dom Fernando Saburido, acompanhado do clero arquidiocesano e pelos representantes pastorais.

Oriundo da cidade baiana, Dom Tourinho iniciou seus estudos em Filosofia na capital Salvador, tendo feito Teologia e Direito Canônico no Rio de Janeiro.

No dia 20 de janeiro de 1990, foi ordenado presbítero, incardinado no Bispado de Jequié.

Durante sua caminhada sacerdotal, exerceu cargos como pároco, promotor vocacional, chanceler, diretor espiritual de diversos movimentos e coordenador regional da Fazenda da Esperança para os Estados de Bahia, Alagoas e Sergipe.

Além disso, desde 1990, Dom Tourinho é membro da Sociedade Brasileira de Canonistas.

Até então Vigário-Geral da Diocese de Jequié, na Bahia, afirmou que “ser bispo é um ministério, é um serviço. Ser bispo não é um status, não é uma honra, não é uma graduação”.

Ser bispo é se colocar a serviço de todos. Quanto mais se recebe, mais se deve servir, assim é a dinâmica do evangelho. Como bispo-auxiliar eu venho para me fazer colaborador de dom Fernando, uma obediência fiel àquele que verdadeiramente é o bispo diocesano”, disse Dom Fernando”, disse.

Dom Tourinho afirmou ser “muito muito ligado à pastoral familiar”, por ter aptidão para com ela. “Também me identifico com o Encontro de Casais com Cristo, onde fui assistente eclesiástico por muitos anos. Trabalhei também com a Fazenda da Esperança, essa obra belíssima que enfrenta esse flagelo da humanidade chamado dependência química. Trabalho há quase 15 anos neste projeto”, lembrou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas